quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Queres começar o ano a falar-me de ti?



Quando publiquei este post, não pensei no impacto que ele teria aí desse lado. Escrevi-o por ter cada vez mais a certeza de que é importante voltarmos à nossa essência, isto é, a quem somos, àquilo que gostamos, às coisas que nos fazem felizes, tantas vezes pequenos "nadas" que nos energizam e que contribuem para os nossos momentos de felicidade. O trabalho, aquilo que fazemos, é naturalmente uma parte importante da nossa vida, mas o que me parece altamente limitador é a ideia de que nos esgotamos nele, como se fosse a única coisa que nos define perante o olhar dos outros e, mais grave ainda, perante o olhar de nós próprios. Gostarmos do nosso trabalho, sentirmos realização e satisfação pessoal a desempenhá-lo é maravilhoso e desejável, mas quantas vezes a nossa existência aos olhos das outras pessoas se resume à actividade que desempenhamos, ao cargo que ocupamos no momento, ao curso que tirámos, à visão mais ou menos distorcida sobre se somos profissionalmente competentes, esquecendo-nos de pensar sobre todas as outras nossas competências: a competência para sermos autênticos na relação com os outros e na relação connosco mesmos, a competência para comunicarmos de forma mais generosa, a competência para a compaixão e para a capacidade de estarmos presentes na vida dos outros e na nossa (quantas vezes não nos tornamos meros espectadores da nossa própria vida? Quantas vezes ela não ganha vida própria?), a competência para criarmos ligações com significado, a competência para sermos pais e mães conectados com os nossos filhos, a capacidade para "sermos", ao invés de somente "existirmos".
Este tema é inesgotável e falarei aqui sobre ele outras vezes, até pelos mails maravilhosos que recebi como resposta ao desafio "Fala-me de ti...". Partilhas que não esperava e que reflectem esta necessidade que temos de pensar sobre quem somos, afinal. Mas quero ir mais longe e dar-te a oportunidade de partilhares comigo, olhos nos olhos, quem tu és...
E se o "Fala-me de Ti..." se transformasse num workshop para todos aqueles que querem repensar e recontar as suas próprias histórias? Estarias interessado?

No dia 20 de Janeiro, entre as 10h e as 13h, podes vir falar-me de ti na Red Apple!
Inscreve-te através do email info@red-apple.pt, ou através do número de telefone 91 6104651.
Aparece!

Sem comentários: