domingo, 9 de dezembro de 2018

Já vale fazer o balanço de 2018?



Nesta altura do ano, chega-me uma espécie de nostalgia silenciosa.
É a fase em que olho para trás e faço um balanço do ano que passou; é a fase em que olho para a frente e projecto o próximo; é a fase em que olho para dentro também.
2018 foi duro. Nasceu com um gigante desafio profissional, que escolhi abandonar em Setembro. Nunca é fácil deixar projectos e meio, por brio profissional, por orgulho, por espírito de missão, por teimosia. A sociedade olha de lado para quem desiste de projectos, porque é demasiado fácil rotular o gesto como sinónimo de fraqueza, de incompetência, de irresponsabilidade.
Quebrar este preconceito e avançar, ainda assim, mete um medo do caraças, mas implica coragem. E o meu 2018 foi assim: redescobrir prioridades, superar desafios, conhecer gente maravilhosa que tanto me ajudou a fazer o caminho linear, como me apoiou incondicionalmente no outro, aquele que foi noutra direcção.
2018 foi duro e rico em tanta coisa! Foi um ano de aprendizagem, de muito trabalho e, de certa forma, de renascimento.
Que venha 2019, estou pronta!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Marta,
Desistir de projetos...sim às vezes também me acontece. Invisto num projetos, seja ele de que natureza for e por vezes não conta que não consigo levá-lo em frente. Saber desistir também não é fácil, para mim, mas sei que por vezes é o melhor (para mim e para quem de certo modo me acompanha). Neste momento da minha vida estou à beira de voltar a desistir...preciso é de me voltar a encontrar outra vez.
Gostei do teu post,outra vez.
Lua Azul

Trendy Lisbon disse...

Também é a minha fase de introspeção silenciosa e é incrível como este se torna no mês mais pequenino do ano, mas onde cabem tantas coisas boas. Quanto a desistir, é uma atitude de coragem e muitas vezes de inteligência. Quem julga é também quem não merece atenção :) um (ainda mais) feliz 2019!