terça-feira, 14 de março de 2017

Desassossego


Olho para esta fotografia e vejo, claramente, que o tempo anda a passar por mim. E ao contrário do que pensava, não me assusto. Aceito os "pés de galinha", o cabelo grisalho a despontar, o duplo queixo a mostrar que está ali para ficar, a pele a perder flacidez.
A caminho dos 43, confronto-me com os primeiros sinais de mudança no meu corpo e treino a capacidade de sossegar. Porque para o desassossego, já chega o mundo cá fora. 

19 comentários:

Anónimo disse...

Você deve ter um trauma qualquer com a idade, eu tenho mais 20 anos e pela sua descrição, devia estar uma carcaça velha e não estou, meeenos!!!! Se não quer pintar o cabelo o problema é seu, agora estar sempre a bater na mesma tecla, fogo...não há paciência!!!

Anónimo disse...

Assim como não há paciência para ler este tipo de comentários!!
Agora sim, menos muito menos!! Não gosta, não lê!! Agora respeite a vontade de cada um!!
Ana

Ana disse...

Mas que petulância a desta anónima! Se está farta, não leia. Siga a sua vida, trabalhe, faça crochet, limpe a casa, cozinhe, frequente a universidade sénior para se cultivar em suma, distraia esse mau humor e NÃO INCOMODE!

Anónimo disse...

Então, ainda não foi lá para o Instagram queixar-se que há quem duvide dessa autoconfiança toda e que ache até perfeitamente ridiculo andar a tirar fotos na casa de banho?

Anónimo disse...


Olá Marta!
Apesar de eu te preferir ver com os cabelos pintados( dos quais eu não abdico) gostei deste post e vou dizer porquê.
Falas no envelhecimento que a todos atinge. Eu tenho 50 anos e acho que "não estou muito mal", mas certos dias fico lixada quando me vejo ao espelho...até j´me aconteceu estar a ver fotografias atuais onde estou num primeiro olhar não me reconheço. Estranho não é? Claro que estou mais madura, controlo melhor certos aspetos da minha vida etc etc mas isto de já não ter a frescura que tinha dantes não é fácil de encarar. Por isso ler um post como o teu que fala do envelhecimento me agradou. Sinto que não sou só eu e ajuda-me a aceitar a minha papada, as olheiras constantes, o olhar cansado, a flacidez e outras mazelas que hão-de chegar.
Beijinhos
Lua Azul

Ana disse...

Linda, Marta!
Desassossegadas, estas ressabiadas anónimas!

Anónimo disse...

Malta ressabiada. a Marta esta muito bem!
Quem não quer ler passa a frente.
Gente muito mal com a vida!
Ana Rolim

Mel disse...

Bom...se me é permitido, o primeiro anónimo foi um pouco, digamos, "rude" na forma como abordou a questão, mas não deixa de ter alguma razão: a Marta estará num processo de aceitação da nova imagem e, por isso, escreve muuuuuito sobre o assunto!Mas, como o blog é dela, tudo ok, certo?
Agora, mais uma vez se me é permitido: a Marta é muito bonita, aguenta bem este corte de cabelo,tem um sorriso fantástico! Mas a cor do cabelo, ou a falta dela, está a deixa-la com um ar envelhecido! Penso que se podemos parecer um pouco mais novas, sem grandes intervenções, para além de uma cor de cabelo ( e já há tantas com uma base natural, não agressivas) porquê insistir num visual que não a favorece tanto? É assim tão mau querer controlar, um pouco que seja, a passagem do tempo? Não é também por isso que, a partir de determinada altura da nossa vida, passamos a ter mais cuidado com a alimentação, com o nosso estilo de vida, que tentamos fazer mais exercício? Tudo isso, não é para nos mantermos mais saudaveis e atrasar o envelhecimento (dos órgãos, criar mais massa muscular e ossea para evitar/atrasar a osteoporose, etc)?. Não tenho nada contra cabelos brancos e até há pessoas que ficam muito bem. Na Marta, sinceramente, penso que fica melhor com essa cor de fogo que dá um ar tão irreverente e fresco! Mas,como disse, é muito bonita e, se gosta assim, pois isso é que interessa!

Anónimo disse...

Obrigada "MEL" pela compreensão e disse tudo. Eu não quis ofender a Marta, e já tive possibilidade de a elogiar pessoalmente, e leio o blog porque gosto do que ela escreve, aliás se não gostasse não lia, (conheci a Marta na festa do primeiro aniversário da filha da "Quadripolaridades").Como diz a "Mel" não há mal nenhum querermos atrasar o processo de envelhecimento, e deve ser por isso que a Marta mudou completamente a alimentação, ora no meu ponto de vista o cabelo também faz parte!

Dolce Far Niente disse...

Caras Mel e leitora anónima,

Respeito a opinião de ambas e, desde que seja dada com respeito, é sempre bem vinda neste espaço.
Relativamente ao tema, pretendo viver a idade que tenho com bem-estar. No meu caso (porque estas são sempre decisões pessoais), isso passa por alimentar-me bem, e por aceitar os meus cabelos naturais, com a naturalidade que isso implica, e em liberdade.
Às vezes pergunto-me quem é que nos enfiou na cabeça que pintar o cabelo retarda invariavelmente o envelhecimento? Não existirão mulheres de cabelo pintado com um ar envelhecido e mulheres de cabelo grisalho com um ar jovem? Pensem nisso. Não há verdades absolutas, mas apenas as verdades de cada um.

AvoGi disse...

Eu com sessenta anos estou nem aí, como dizem os bRasileiros.. pouco me importa porta se não gostam do meu cabelo branco cinzento escuro e madrepérola.
Sou eu que pago para mantê-lo assim.
Agora não estou sempre a rebater no assunto.
Kis , :=}

nat. disse...

Depois de ler os comentários, já nem me lembro do post...
Já fui ver... Estou a gostar muito de assistir a este processo de aceitação!
Já me senti muito deslocada por não fazer "o que todos fazem" ou "o que é suposto"...
É bom "ficar livre"!

Anónimo disse...

Tão verdade anónimo às 16:54...

Eu gostava do blog... mas agora já chateia!! Credo ter 43 anos parece que é o fim da linha...

Anónimo disse...

Por acaso acho que deve estar, por fora e por dentro...

Anónimo disse...

Por acaso concordo com este anónimo, está sempre a publicitar o grupo do facebook sobre este tema. E sempre a falar do mesmo. É um blog público já devia contar com opiniões positivas e negativas.
Faz parte. Viva mais a vida

Anónimo disse...

No mundo temos de ouvir várias opiniões. Cabe a cada um de nós aceitar. E não mandar ir limpar a casa e cozinhar, sim?

Anónimo disse...

Ai Ana que pessoa tão frustada...
Tem de aprender a aceitar outras opiniões

Anónimo disse...

Concordo!!! Teve aqui tantas anónimas a dizer que estava mal com a vida, ressabiada... enfim quando as opiniões são diferentes a desculpa é sempre " que frustada " , " não é feliz" e por aí....
Mas só expressou a sua opinião, que deve ser aceitada tal como outras. E não mandar boquinhas e mandar cozinhar.
Vão arrejar a cabeça e pensar um pouco na liberdade de cada um...

Anónimo disse...

Verdade!! E eu com 50 o que direi?
Está sempre a falar no mesmo ora comida ora cabelos