quarta-feira, 4 de maio de 2016

As aulas de preparação para o parto na quarta gravidez


Sempre que digo que andamos nas aulas de preparação para o parto, a reacção da maioria é sorrir e rebolar os olhos, como que a dizer "caramba, é o quarto, ainda precisas disso??". Não me canso muito com grandes justificações, mas hoje, depois da terceira aula, acho importante dizer o seguinte:
Trata-se do meu quarto filho, mas do primeiro do meu marido e o seu envolvimento nesta gravidez e em tudo o que ela tem implicado, tem ultrapassado todas as minhas expectativas. Participar nestas aulas e viver esta experiência em pleno é um direito que lhe assiste e, na minha perspectiva, é também um dever, porque o parto deve ser um trabalho de equipa que envolve ambos os elementos do casal, e não apenas uma responsabilidade e tarefa da mãe.
Por outro lado, cada parto é um parto e sei do que falo porque já tive três. Foram todos vaginais, mas todos diferentes uns dos outros: forceps, cordão à volta do pescoço, epidurais que resultaram e outras que nem por isso, contracções toleráveis e outras de fugir e assim sucessivamente. Isto para dizer, que nunca é demais rever conteúdos gerais, e nunca é tolo querer obter mais informação. Para vos ser sincera, já passei três vezes pela sala de partos e há coisas que estou a ouvir pela primeira vez. 
E finalmente, dizer-vos que a última vez que pari foi há quase nove anos, e que a primeira foi há praticamente quinze. Houve mudanças na abordagem ao parto e houve muitas mudanças em mim, que já não tenho vinte anos.
Posto isto, esta tem sido uma viagem e tanto, para a qual tem contribuído a equipa fantástica da Maternidade Alfredo da Costa. Como casal e como pais, tem sido uma experiência única de partilha e de cumplicidade, que não trocaria por nada neste mundo.
Deixo um alerta: que a idade e a experiência nunca nos tirem a vontade de aprender mais. Nem o direito de vivermos tudo em plenitude. Sabe mesmo bem, juro.

5 comentários:

são branca disse...

Esta sala é ali na zona da Andrade Corvo? Parece-me o local onde andei na minha primeira gravidez, já lá vão 28 anos. Era uma equipa da MAC coordenada pela Enfª Costa Ferreira.

Anónimo disse...

Olá Marta,
Antes de mais muitos parabéns pela 4ª gravidez, e deixe que lhe diga que está ótima !
Eu, com 45 anos vou na 1ª gravidez e de gémeos :)
Queria perguntar-lhe, e porque também vou ter os bébés na MAC, onde é que está a fazer as aulas de preparação para o parto. É que eu sou de Miraflores e como mãe de primeira,e muito provavelmente de última viagem, queira fazer num local que fosse "bom" digamos assim...
Fui seguida pela Dr.ª Maria José Carvalho da Cemeare e agora vou ser seguida pela Dr.ª Neuza, também médica na MAC, e faço as Ecos no CEE.

Agradeço desde já a sua ajuda e votos de muito boa continuação de uma feliz e santa gravidez !

Sandra

Joana Carvalho disse...

Eu podia ter 20 filhos que faria 20 cursos.... e tenho dito!!

Felicidades para a vossa família!

Bj grande
Joana (do Clio azul :) )

Dolce Far Niente disse...

Olá, estamos a ter aulas mesmo na MAC :)

Beijinhos a todas!

Joana Costa disse...

Eu também fiz curso das duas vezes e acho que voltaria a fazer a cada gravidez! Acho que aprendemos sempre algo de novo e sim, também nesta área, as coisas mudam e há novas abordagens.

E no segundo curso também aprendi coisas de que não tinha ouvido falar no primeiro.

Beijinhos