quarta-feira, 13 de abril de 2016

Estado de (des)graça!


Eu, aos olhos dos meus filhos [e de mim]
Nesta fase em que já só faltam dois meses para o Vicente nascer, sinto saudades de me conseguir mexer sem nenhum tipo de limites. De me levantar da cama e do sofá sem ajuda, de poder dormir de barriga para cima e para baixo, de correr e de caminhar ao meu ritmo, de apertar as botas e de apanhar coisas do chão sem que pareça que estou a escalar o Everest, de me conseguir sentar de pernas cruzadas e de andar sem parecer uma pata.
Bem sei que nada disto importa perto do momento bom que estou a viver. Não faltará quem ache que a gravidez é um "estado de graça" e que preocupar-me com isto é quase um sacrilégio. Concordo com a primeira parte, mas nunca com a segunda. Já todos sabemos do milagre da gravidez, mas que mal tem queixarmo-nos da chatice que isto tudo também é. Os pés e as mãos inchados, a respiração ofegante ao mínimo esforço, as maminhas {deixa-me rir!} literalmente a explodir debaixo do que quer que vista, as dores na cervical que não me deixam descansar, as noites em claro e esta maldita bexiga que está sempre cheia.
Vejo fotos de outras grávidas que conseguem fazer tudo até quase parirem, e confesso-vos o pecado da inveja pura. Nada parece que pesa naqueles corpos. Transportam um bebé e parecem umas penas. Eu sinto-me a transportar um garrafão. E se há dias em que me olho ao espelho e penso "miúda, nem estás mal de todo!", há outros em que me vejo a "matrafona do pedaço" e em que nem os constantes elogios do meu marido conseguem apagar a imagem gigante que tenho de mim.

[hoje vou pintar as raízes brancas e a neura passa]



4 comentários:

Vera disse...

Eu acho que estás linda!
E sim, também não vejo mal em queixarmo-nos durante a gravidez! É bom, mas tem os seus quês!

Unknown disse...

Já não tem a guarda partilhada dos meninos Marta?
beijinhos, é uma inspiração para mim!

Ana M disse...

Está linda, Marta!
Sinto a sua felicidade como se fosse a minha.
Continue a inspirar vidas, com a sua maravilhosa família, perfeitamente imperfeita!
Beijinho grande de coração

Cristina Silva disse...

Tenho visto as fotos aqui no blog e só tenho a dizer que está linda, absolutamente maravilhosa.
Beijinho e tudo a correr bem.