sábado, 18 de julho de 2015

A foto destas férias

Amanhã vocês partem para a segunda metade das vossas férias.
Eu fico por aqui e vai ser bom. Vou deitar-me tarde e levantar-me à hora que quiser, vou dar caminhadas na praia, vou correr com o Rui, comer ameijoas e sardinhas assadas, vou às tibornas em Portimão e vou namorar.
Vai ser bom, sim, mas não será a mesma coisa. As bolas de berlim perderão a graça, a novela "A Única Mulher", uma seca monumental sem os vossos comentários, o silêncio da casa, um ruído ensurdecedor.
A antecipação da vossa ida é sempre complicada para mim, mesmo depois de ter passado o ano a despedir-me. Não me habituo, nunca me habituo, embora esteja bem treinada na arte de fazer coisas sem vocês, uma estratégia de sobrevivência em que me tornei muito competente.
Ainda assim, acordo a meio da noite a sentir a vossa falta, penso mil vezes no que estarão a fazer sem mim, emociono-me quando vejo uma mãe com filhos à minha frente.
Conforta-me saber que estão bem, no lado B das vossas vidas. Um lado a que já não pertenço, mas que vos pertence por direito. Basta-me saber isso.
Divirtam-se, miúdos.
Encontramo-nos em casa.

Sem comentários: