terça-feira, 8 de julho de 2014

A estratégia militar do amor

Quando não queremos fazer amor, tudo serve de desculpa. As dores de cabeça, o frio, o calor, os miúdos, o stress, a falta de tempo, os afazeres domésticos, o arroz que está ao lume, o gato que mia, tudo e um par de botas. E é fácil {tão fácil} perder o tesão. Basta adormecer à sombra da bananeira e achar que tudo {nós próprios, o outro, a relação}, são dados adquiridos. Um conforto letal. 
Deixamos de olhar o parceiro como um objecto de desejo, mas apenas como um objecto. Deixamos de gostar do espelho que nos reflecte. Trocamos constantemente a vaidade saudável pelo conforto descuidado. Deixamos de ser mulheres e reduzimo-nos a mães, filhas, irmãs, amigas. Mas sempre às partes, que ninguém se pode dar inteira quando está pela metade.
Ao contrário, quando a paixão está ao rubro, nada serve de desculpa para não fazer amor. 
Nunca é tarde nem cedo demais, a meteorologia não causa danos, os miúdos não importunam, a criatividade atinge picos dignos de um livro de estratégia militar: planeiam-se e conduzem-se campanhas, dividem-se forças, burla-se o inimigo. Preparam-se tácticas, coordenam-se tarefas, mantém-se segredo até que seja tarde para o oponente reagir, empregam-se elementos inesperados, tais como a velocidade, a criatividade e a audácia e define-se a hora certa de atacar, economizando recursos e escolhendo estratégias flexíveis para adaptações inesperadas.
É assim que se acaba a fazer amor nos sítios da casa mais recônditos e nas horas mais inusitadas. É também assim que se mantêm cumplicidades nas horas familiares mais difíceis, balões de oxigénio que ajudam a manter a calma, mesmo quando a casa arde.
Há uns anos atrás diria que um casamento pode sobreviver sem pele, nem beijos longos, nem enrolanços de espécie variada. 
Agora já não acredito nisso. E cultivo a arte da guerra com esmero, que há erros que só se cometem uma vez.




4 comentários:

Bailarina disse...

Pois que adorei o texto! mesmo! concordo em absoluto!
Felicidades

Isabel Patrício disse...

Voto em ti....bj

Papoila disse...

Texto excelente :)

Lúcia disse...

Bem verdade. Adorei o texto!