sábado, 17 de maio de 2014

Isto é que são férias!

Hoje deixámo-nos de tretas e acordámos às onze da manhã em Amesterdão.
Estar de férias no estrangeiro obriga-nos a uma disciplina militar no que aos horários diz respeito. Não podemos ir dormir muito tarde, porque queremos aproveitar a manhã; não podemos levantarmo-nos depois das nove, porque queremos o pequeno-almoço continental e gozar cada hora da alvorada. Ao fim de cinco dias, estamos mais cansados do que viemos, com umas olheiras fundas e com um humor de cão. Ontem, por exemplo, no Reijks Museum, passei pela pintura famosíssima de Rembrandt "The night watch", como quem passa pela rua das lojas em hora de ponta: com interesse e pressa qb. Quando cheguei à obra "A leiteira", de Vermeer, já soprava por todos os lados, os pés doíam de lado e a minha expressão de sofrimento e impaciência não enganava ninguém.
Para evitar mais disparates deste género {que isto sim, é desperdício!}, ontem à noite avisei o meu homem: amanhã fazemos uma cura de sono. E assim foi. 
É uma da tarde {mais uma hora que em Lisboa} e ainda nem saímos do quarto, gandas malucos!
O meu homem vê a Volta a Itália em bicicleta como se estivesse esparramado no seu sofá de casa, e eu escrevo este post com uma vista brutal para um canal holandês, à minha esquerda. E a parte boa é que não faz mal.
Afinal, estar de férias é isto mesmo: fazer o que nos dá na real gana, mesmo que isso implique não fazer rigorosamente nada.

1 comentário:

Raquel Caldevilla disse...

Como te entendo, querida Marta. Nesta minha última viagem houve um dia desses, em que me deitei cedo e acordei tarde e a más horas. E não podia ter melhor gosto :) Porque aproveitar também é isso, desligar. :)