terça-feira, 9 de outubro de 2018

Mulheres de Prata, somos quase 5000!

Em Janeiro de 2017 decidi deixar de pintar o cabelo por muitas razões:
- Porque estava farta de o fazer de mês a mês;
- Porque via o cabelo frágil e danificado depois de 20 anos de químicos;
- Porque precisava poupar tempo e dinheiro;
- Porque estava a afastar-me de produtos tóxicos para o meu organismo (alimentação incluída);
- Por curiosidade: de que cor estaria o meu cabelo passadas duas décadas?
- Porque queria fazer uma mudança radical no meu visual;
- Porque sim.

A transição começou devagarinho, num processo que se avizinhava difícil, porque tinha o cabelo vermelho e o contraste iria ser enorme, não havia uma maneira milagrosa de disfarçar! Teria de lidar com as críticas, com os olhares de lado, com alguns confrontos e palavras ditas fora do lugar. Assim seria, mas não queria estar sozinha, precisava de ajuda e de motivação.
Foi assim que em Fevereiro de 2017, decidi que precisava encontrar outras mulheres que já tinham passado pelo processo, ou que estavam a passar por ele, e foi por isso que, num impulso, sentada à mesa da minha cozinha, criei o grupo de facebook Mulheres de Prata. Logo naquela noite (depois de o divulgar por aqui), percebi que companhia não me iria faltar! Tantas mulheres a pedirem para aderir, porque se identificavam de alguma maneira! É maravilhoso quando encontramos sincronicidade!
Também foi por essa altura que a minha mudança de visual começou de forma gradual e radical, ora lembra-te lá:


Desde aí até hoje, o grupo transformou-se numa comunidade de quase 5000 mulheres de prata, ou a caminho. Chegam de todos os cantos do País e de fora de Portugal: Brasil, Suíça, Austrália, EUA, França..., e têm sido um apoio incondicional neste meu caminho e eu (quero acreditar), no delas!
Hoje em dia, o grupo é muito mais do que um espaço sobre cabelos:
  • É um espaço seguro onde falamos sobre autoaceitação, acolhimento do nosso processo de amadurecimento, autenticidade, coragem para sermos quem queremos ser, independentemente das pressões e das normas sociais.
  • É um espaço de liberdade, porque independentemente da nossa escolha, respeitamos quem faz escolhas diferentes.

  • É um espaço de inspiração, porque as mulheres que ali chegam, impulsionam a vinda de muitas mais, num contágio bom.

  • É um espaço de solidariedade, porque apoiamo-nos umas às outras no processo de mudança, aceitando ritmos e acolhendo todos os retrocessos, todas as desistências, todas as dúvidas, todas as decisões.

  • É um espaço para desmistificar crenças, porque  para nós não há fracassos nem vitórias, há caminhos; não há certos nem errados, há verdades individuais; não há um conceito de beleza universal, há mulheres bem resolvidas com elas próprias, independentemente das escolhas que fazem.


Em 2019, será altura para nos conhecermos cara a cara, finalmente, para partilharmos caminhos, avanços e recuos, medos e ansiedades, dicas e testemunhos.
Alinhas? Queres fazer parte desta comunidade? Queres ajudar a divulgá-la?
Queremos atingir o nosso próximo objetivo: 10 000 mulheres de prata!

Para aderires ao grupo Mulheres de Prata, clica AQUI!
Para seguires o perfil no instagram, acede a @mulheres_de_prata.

Vamos a isto?

1 comentário:

Catarina Silva disse...

Marta,
Na sua tentativa (que eu pessoalmente aplaudo!) de eliminar o contacto com produtos químicos, não sente necessidade de eliminar o verniz das unhas? Vejo que continua a usar...será que existe algum mais "natural"? É que o verniz, segundo parece, não é nada saudável...Obrigada e desculpe a minha curiosidade.