sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

"Grisalhando"...

Juvenália de Oliveira Fotografia
Não é porque decidi parar de pintar o cabelo que fiquei fundamentalista relativamente ao assunto. Escolhi pintá-lo durante mais de vinte anos e mais recentemente, escolhi deixar de o fazer. Quero com isto dizer que tudo se resume a uma palavra: escolha. Pensando bem, resume-se a duas: escolha e liberdade.
Com esta decisão, criei o grupo de facebook, "Mulheres de Prata" por puro egoísmo. A ideia era partilhar esta minha viagem para me auto-motivar, e arranjar um espaço-tábua-rasa onde pudesse falar obcecadamente sobre isto, coisa que não queria fazer no blogue. A verdade é que o grupo cresceu muito depressa (hoje somos quase 900 mulheres de prata!), e percebi que já não fazia sentido uma "viagem egoísta". Percebi que este tema era um assunto que precisava de espaço para acontecer, sem julgamentos, e que as mulheres querem falar sobre ele, ou porque já têm cabelos prata, porque estão a pensar deixá-los crescer, ou porque têm dúvidas e querem ver discutido o assunto, sem preconceitos, nem pressões sociais. Todas as razões são válidas, e são bem vindas todas as mulheres que quiserem juntar-se ao grupo, independentemente de já terem decidido, ou não, assumir os seus cabelos naturais. A ideia é desafiarmo-nos juntas, tirarmos dúvidas, partilharmos medos e vitórias, e darmos espaço e voz à liberdade de escolha nesta matéria. É que pode parecer ridículo para os mais distraídos, mas decidir acolher "os brancos" ainda relativamente jovem, é um tema fracturante entre as mulheres. Os homens grisalhos ficam charmosos e sexys, mas as mulheres ficam velhas. Senso comum, ponto.
Pergunto-me agora, todos os dias, se tem mesmo de ser assim? Se é linear que os homens ficam bem e as mulheres mal. Se é o medo de envelhecer que nos faz esconder um processo que é natural. Se, se, se. E também me pergunto se irei gostar de me ver.
Muitas perguntas e ainda tão poucas respostas...e não é sempre assim, em tudo na vida?

6 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado o ponto de vista das pessoas eu hoje pintei o cabelo já não pintava há cerca de mês e meio,(o que demora em mim a aparecer os brancos)sinto-me outra!!Também tem a ver com o tom de pele a mim os brancos dão um ar "bacilento",descuidado não gosto! Já tenho visto mulheres jovens com cabelo branco e não desgosto, mas lá está, têm uma pele boa e também temos que ser sinceras, é diferente! Mas cada um usa o que quer, é só a minha opinião!

Mafaldix disse...

Deixo aqui a minha partilha
http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2017/02/cabelos-brancos.html
e também partilhei as fotos no "nosso" grupo do FB... E hoje sinto-me ainda melhor e mais confiante depois do piropo que o meu marido me deu! E já percebi que tem tanto a ver com o estarmos bem connosco próprias, felizes... Aos 38 anos, três filhos depois, estou num plano alimentar que já me tirou 4kg, dos 8 que quero perder, estou a começar de gostar de ver o meu corpo ao espelho, o meu filho de 3 anos já diz: a mãe já não é gorda! e estou contente por não ser a única a ter decidido assumir os brancos... Estão cá todos!! E sinto-me super bem!! Beijinhos, Marta!

Anónimo disse...

Olá Marta:
Já não é a primeira vez que comento este assunto dos cabelos brancos. Eu pessoalmente vou ontinuar a pintar, como já referi num outro post. Agora em relação aos homens, não concordo que a eles lhe fica bem e a nós mulheres não. Vejamos, eles envelhecem como nós...quando aparecem os primeiros brancos poderão ter um certo charme, mas depois...não me parece. E então quando em simultâneo ficam sem cabelo (carecas)!!! Já pensaram nisso. Para alguns até é muito "injusto", começam muito cedo a ter um ar "velho" sem o ser. Conheço casos desses. Nós as mulheres acabamos por ter um leque de escolhas muito maior para disfarçar a idade, nomeadamente pintar o cabelo e claro a maquilhagem!
Lua Azul

Anónimo disse...

e o resto dos pelos do corpo também ficam brancos, perdoa esta minha ignorância masculina. aí é que deve ser O grande desincentivo, caso se confirme.
eu não gosto de cabelos brancos nas mulheres, acho que fica bem à minha avó, não a mulheres novas.

Anónimo disse...

E não pondera dar um banho de outra cor enquanto grisalha. É q esse vermelho além de horrivel está a ficar assim pró desbotado

Anónimo disse...

Ahahahah este anónimo já ganhou!! Muito muito bom!! 5 minutos a rir me ahaha concordo totalmente
Uma chatice os pelinhos