domingo, 9 de outubro de 2016

"Love you mom" [um soco no estômago]


Acabei de ver a reportagem da TVI sobre os bebés que são retirados às mães portuguesas em Inglaterra e estou nauseada {ou será enojada?}
Trabalhei vários anos numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, cheguei a presidi-la, e conheço um pouco do que é a avaliação rigorosa e multidisciplinar que deve ser feita às famílias, antes de se pensar em qualquer retirada de uma criança.
Desconheço a realidade das famílias de origem que ali foram retratadas, mas a ser como foi relatado, nada do que vi do sistema inglês garante o interesse superior das crianças {ao contrário, mutila-o por completo} e, infelizmente, nada dignifica o trabalho da classe a que pertenço. Fico envergonhada e profundamente triste como profissional. Já como mãe, fico desfeita.

3 comentários:

da cidade pro campo disse...

Fiquei aterrada! Já tinha ouvido algumas histórias de carácter sinistro de colegas nossas que emigraram para Inglaterra, mas ouvir e ver desta forma é surreal. Também eu me manifestei no blog e até te fiz menção.
Muitos beijinhos e as maiores felicidades nesta fase de pó de talco da tua vida.

Bailarina disse...

Mau demais! Já tinha ouvido falar mas o que vi e ouvi ontem deixou-me mal disposta, de verdade! Como mãe sinto-me profundamente triste e impotente.

Anónimo disse...

Marta, em primeiro muitos Parabéns pela sua família e determinação em ser feliz!
Em segundo, também fiquei absolutamente chocada!... Já li vários comentários (há sempre pessoas que sabem tudoooo), mas acredito na investigação. Por isso, creio que é muito importante fazer-se alguma coisa... percebi que foram lançadas algumas petições, mas falta-lhes objectividade na apresentação do tema. Sugiro que a Marta (que escreve tão bem e tem conhecimento da área) lance uma petição, por exemplo em conjunto com outras bloggers (a Sónia do Cocó na Fralda também ficou abalada). Creio ser importante uma petição para que o Governo Português apresente um protesto formal e haja uma investigação exaustiva à retirada das crianças.
Obrigada e um beijinho para si e para o fofinho Vicente!