quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A minha 11ª resolução

Nunca gostei de correr, é verdade. Não gosto do frio a enregelar-me os lábios quando corro à noite no Inverno, e não gosto do calor excessivo no Verão, a causar-me náuseas. 
Nunca consegui fazê-lo sem uma grande dose de sofrimento e, por isso mesmo, ainda não encontrei o prazer da corrida. Aquele ponto em que se dá o click e em que a dor se transforma numa coisa boa. Não sei o que isso é.
Correr lembra-me sempre os inícios de época dos meus tempos da Rítmica: as dezenas de voltas à roda dos Pavilhões dos Esteiros, no Jamor, a contagem da pulsação no final de cada esforço que mais parecia infinito, as tentativas frustradas de enganar a treinadora {ou seria a mim própria?} fazendo sprints no final para esconder as batotas do circuito, e podia continuar nisto indefinidamente.
Das vezes que tenho "corrido" mais recentemente, sou praticamente arrastada por amigas focadas e nunca lhes consigo seguir o rasto, tal o estado de "carro de arrasto" em que me encontro. Sinto-me sem ar, com pouca energia e com preguiça pura, a verdade é essa.
Mas porque no início de cada ano tudo parece milagrosamente possível, para 2014 quero mudar o rumo das coisas. Quero correr com menos sacrifício e quero tentar encontrar-lhe o prazer. Quero poder acompanhar o meu homem numa coisa que lhe dá gozo e quero sentir o gostinho desta vitória pessoal - a de me impor um objectivo e cumpri-lo sem desculpas.
"Ai o sofá, ai os miúdos, ai o jantar, ai o frio, ai que bem que se está em casa"...tretas. 
A sensação que vem depois é maravilhosa. É lembrar-me disso. E esquecer, de uma vez por todas, as voltas à roda dos Esteiros. Há memórias que atrapalham.




3 comentários:

Erica disse...

Marta, faz como eu, que marquei a data da mini maratona vodafone na agenda e vou-me inscrever já amanhã.
Dificilmente correrei a prova toda mas entre correr e andar, hei de chegar ao fim. ;)

Beatriz Sotomayor disse...

Força nisso!

Anita Silvestre disse...

Ai só vi agora! Muita força nessa resolução aqui da tua companheira de arrastanço! ;) Eu podia dizer que ia também tentar correr, mas não vou mentir! ;) Mas vou mexer-me e vai haver muita dança à mistura. As nossas aulas?? :)

E para o vestido, é só dizeres! ;)

Beijinhos