domingo, 8 de janeiro de 2012

Amo-te Lisboa

Tal como Sancha Trindade, também sou apaixonada por Lisboa.
Porque é a minha cidade, e porque me emociono de cada vez que atravesso a ponte, vinda do Sul.
E porque os grandes amores não se explicam. Vivem cá dentro. E transbordam, de vez em quando.
Tenho 37 anos e passei grande parte da minha adolescência com pena de não pertencer a terra nenhuma. Porque ser lisboeta, era como não ter "uma terra" para onde ir nas férias grandes, ou aos fins-de-semana, já na faculdade.
Hoje, já mais crescidinha, percebo o orgulho que tenho nesta cidade, e o quanto lhe pertenço. Em tudo.
Amo a luz, o rio, as pessoas, os recantos, a comida, os barulhos, as coisas mais simples.
Porque o amor e o sentido de pertença querem-se simples.

Obrigada S., por me devolver o orgulho em ser lisboeta.
E por me lembrar que, apesar de tudo, da crise, dos semblantes carregados, da descrença de que tento fugir a sete pés, "é urgente permanecer".

MM