domingo, 10 de fevereiro de 2019

O Divórcio pode ser uma oportunidade para sermos Pais melhores!


A nossa história pode ser o nosso propósito.
Este foi o mote para, em 2019, ter decidido começar a apoiar mães e pais que se separam e/ou divorciam a exercer uma parentalidade positiva, em condições que podem ser adversas para todos. Na verdade, ser mãe e pai é desafiante sempre, mas ser mãe e pai no meio do tsunami que pode ser uma separação conjugal, é uma ultra-maratona.
Acredito que a minha experiência de filha de pais divorciados e de mãe que se divorciou com 3 filhos, é uma mais valia. Sei de cor o que é estar em ambos os "lados da barricada" e, para além das ferramentas que vim a aprender em muitas das formações que tenho feito, conheço por força da minha história pessoal, muitas estratégias para sobreviver no meio do caos e para reconstruir uma vida com sentido.
Acredito que os nossos filhos merecem, em qualquer contexto, a nossa melhor versão, e também acredito que cada um de nós que se separa (quer quem tomou a decisão, quer quem foi confrontado com ela), merece reaprender a aceder à sua melhor versão com um bónus extra: a aprendizagem que esta experiência desafiante lhe trouxe.
Por mais politicamente incorrecto que isto possa parecer, sei que o divórcio pode ser uma oportunidade para sermos Pais melhores, porque é quando tomamos consciência de que não iremos deitar os nossos filhos todas as noites, de que não os iremos levar e buscar da escola todos os dias, nem estaremos presentes em todas as conversas importantes, nem em todos os momentos decisivos, que podemos tomar uma decisão (a única decisão possível, na verdade): aproveitar cada momento com presença e com alegria e sermos os melhores Pais que pudermos ser no tempo que temos à nossa disposição. Tomar consciência dos limites e da finitude de tudo isto, pode ser o gatilho necessário para exercer uma parentalidade intencional, o oposto da parentalidade em piloto automático que nos caracteriza tantas vezes!


Se quiseres saber mais informações, envia-me mail para martamoncacha@gmail.com

Sem comentários: