segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Carta aberta ao Papa [da Vitória]



Talvez porque em casa andemos a falar muito sobre isto de proteger o Planeta em que vivemos e sobre de que forma cada um de nós pode mudar o curso dos acontecimentos, a minha filha decidiu escrever uma carta ao Papa, que me pediu para divulgar aqui.
Deixo-vos o seu apelo:

"Bom dia Papa,

Talvez este documento seja para animar os dias, mas há uma coisa que me anda a preocupar: eu tenho 10 anos e preocupo-me com o ambiente. Vi um documentário que dizia que temos 20 anos para mudar os nossos hábitos; isto inclui, fazer hortas, para que não compremos noutro País para não gastar recursos, gastar menos energia e fazer a reciclagem. Basta isso para que o nosso mundo seja saudável.
Sempre que eu tento falar com os meus colegas sobre isto, eles não me ligam nenhuma; falam por cima de mim e acham isso uma piada. Eu sinto-me um bocado frustrada, porque parece que estou a falar para o boneco.
Por favor, Papa, faz acreditar àqueles que acreditam em ti que sejam mais preocupados com o ambiente para cuidarmos deste pequeno mundo!


Vitória, 10 anos, Portugal"

Acrescento à sua carta, que no outro dia sonhou que estava no meio de um dilúvio. Acordou a dizer que quer pertencer a uma organização que possa salvar o Planeta.

Num mundo que parece em colapso, acredito que a única saída da Humanidade é a educação dos nossos filhos. Estão à mão de semear e são facilmente permeáveis ao Amor, assim sejam amados na justa medida. Não desperdicemos mais este recurso.

4 comentários:

Anónimo disse...

É muito bom ela ter essa sensibilidade. Grandes mudanças começam com pequenos gestos e a nossa modesta contribuição passa por ensinar-lhes valores abrangentes.
Em casa habituei o meu filho desde pequeno a separar o lixo e a evitar o desperdício, costumo dizer-lhe tudo se recicla.
Podemos ajudá-los em casa mas a escola tem um papel fundamental.

macaca grava-por-cima disse...

<3 dá pra ver que o tamanho do coração é diretamente proporcional ao dos membros inferiores (o que são essas pernas senhores!!!) :)

Guida disse...

Lindo! Eu enviaria a carta , mesmo, para o Papa.
Assim se fazem cidadãos conscientes e mundos melhores.Parabéns por essa filha . E pelos outros tb!

A Mocha disse...

São miúdas como estas que vão mudar o mundo. Os colegas que agora se riem, inconscientes, um dia mais tarde serão os que a vão seguir.
Parabéns por essa miúda tão atenta.