sábado, 7 de janeiro de 2017

Talento para ser feliz

Juvenália de Oliveira Fotografia

Tenho andado com aquela sensação de que o chão me foge debaixo dos pés e que o mundo todo continua a girar enquanto eu cristalizei no desespero. Reconhecem isto?
Se tivesse tendência para a tristeza e para a desesperança, ficaria aí, nesse buraco negro onde é relativamente fácil permanecer. Um sítio tenebroso de onde só vemos coisas más: o lado sombrio de toda a gente, as injustiças desta vida de que somos sempre vítimas, um poço sem fundo que nos engole e quase nos mata. Juro que às vezes apetece ficar nesse spot merdoso a destilar veneno, a chorar copiosamente e a maldizer este mundo e o outro. Mas a Vida, os meus pais, Deus, fizeram-me de outra matéria, para o melhor e para o pior, de modo que não me aguento muito tempo nas trevas. Tenho este padrão de me afundar durante uns dias e de carpir mágoas (e vos garanto que tenho razões fortes para o fazer!), mas depois há um dia em que me levanto e decido que já chega. Que há sol a entrar-me pelas frestas da janela e há café quente na cafeteira e a galáxia não parou com o meu desespero. É também nestas alturas que olho mais para fora do meu umbigo e que constato que não sou a "rainha das vítimas". Parte do meu mundo pode ter ruído um bocadinho, mas há mães que perdem filhos para sempre, há famílias que não têm literalmente o que comer, há crianças neste momento a morrerem às mãos de guerras incompreensíveis, há gente a deixar tudo para trás para salvar a pele, há famílias que se separam em fugas desesperadas, há muitas merdas que ultrapassam esta minha realidade angustiante mas, ainda assim, superável. E esta gente sobrevive, ainda que feita em cacos por muito tempo. Que direito tenho eu de me abandonar e de sucumbir ao desespero?
A verdade é que não tenho talento para deprimir, nem para ser invadida para sempre por um "corpo de dor". Gosto de acreditar que tenho jeito para ser feliz, para rir às gargalhadas, para teimar em ver o lado solar de quase tudo e de quase toda a gente, para tirar um sentido do sofrimento e para aprender mais sobre mim com tudo o que de menos bom me acontece. 
De modo que ser feliz é um talento, mais do que uma circunstância real. É uma escolha, mais do que uma sorte. É uma decisão, mais do que um acaso.
Assim seja.

10 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico!!! Vou guardar para ler quandp estiver a "carpir magoas". Bjhos

Teresa Dias disse...

Isso! 💪😘

Magda disse...

Todos temos os nossos motivos para irmos 'a baixo' . E é nesse buraco negro, onde choramos e desesperamos que ganhamos força para voltar e enfrentar as nossas guerras. Força!

Maria disse...

Eu acho que já deu imensas provas disso! Ainda que possam haver dias cinzentos, para quem vive um dia de cada vez, sem esperar nada do futuro e colocando toda a fé no agora, com a família que tem só pode teimar em ser feliz e ver o copo meio cheio!

Anónimo disse...

Eu acho que já deu imensas provas disso! Ainda que possam haver dias cinzentos, para quem vive um dia de cada vez, sem esperar nada do futuro e colocando toda a fé no agora, com a família que tem só pode teimar em ser feliz e ver o copo meio cheio!

Alex disse...

Desejo que as tuas fortes razões para carpir mágoas, como dizes, desapareçam rapidamente e que tudo se resolva, seja lá o que for. Beijinhos

são branca disse...

Assim seja, querida Marta!

Anónimo disse...

Todos temos alturas em só nos apetece chorar, e todos temos direito a isso para renascer com mais energia.
Só não concordo quando diz que é relativamente fácil ficar na tristeza e desesperança.
Há situações e reacções diferentes.
Somos todos diferentes uns dos outros e as situações também nunca são iguais.
Não acredito que alguém escolha viver na tristeza.

nat. disse...

Que continues sempre assim!
Eu não era assim, e ainda não sou... Mas estou a trabalhar para isso!

VerdezOlhos disse...

Assim seja!
Estava mesmo a precisar de ler algo assim. Obrigada Marta, tem sempre mensagens tão especiais, bonitas e importantes para nos dar. É muito generosa por isso, e tem muito talento para escrever. Parabéns e obrigada :)
Estou a torcer para que tudo se componha!
Beijinhos