quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Uma questão de PEL...


A alteração de alguns dos nossos hábitos alimentares tem sido, como já aqui disse, um processo feito em família. Acredito, aliás, que só funciona assim: quando temos a cumplicidade daqueles que vivem connosco, ou ficaria um desafio difícil demais ter de fazer mais do que uma refeição, ou ter ao lado quem desdenhasse das nossas escolhas alimentares, a todo o momento. O apoio do meu marido desde a primeira hora em que decidi mudar de alimentação e tentar fazer escolhas mais saudáveis, tem sido vital para conseguir continuar. Aquilo que era uma meta minha, passou a ser um projecto nosso, e essa é a chave disto tudo, mas também do que somos enquanto casal: uma equipa.
Com os miúdos, contudo, temos um desafio maior pela frente. Se com o Vicente queremos fazer diferente desde o início {estender a amamentação em exclusivo até aos 6 meses e depois disso, amamentar até conseguir; evitar as papas comerciais e apostar nas caseiras; adiar a introdução dos açúcares adicionados para o mais tarde possível; diversificar sabores e texturas logo que possamos; escolher produtos sazonais e locais, sempre que der}, com os mais velhos temos velhos hábitos instituídos {mea culpa}, e fica mais difícil. 
Com eles, a estratégia tem sido  convencer pela regra que baptizei de "PEL": Persistência, Exemplo e Leveza:
Persistência para continuarmos a experimentar sabores, ingredientes e pratos novos, mesmo quando os putos franzem o nariz e dizem que não gostam à primeira;
Exemplo dado por nós em cada refeição, desmistificando a ideia de que o que é saudável sabe mal e tem mau aspecto;
Leveza para mostrar-lhes o caminho sem pressões, nem fundamentalismos, para que esta "viagem" seja um prazer, e não um suplício.
Acredito que esta regra pode, aliás, ser transposta para outros ensinamentos que gostaríamos de transmitir aos nossos filhos e que, tantas vezes, impomos pela força, pela palavra, mais que pela prática. e pela incoerência que muitas vezes nos caracteriza. Vistas bem as coisas, este é um caminho em família que vai muito para além da alimentação e isso, só por si, é um jogo bom de se jogar.
Uma vitória já temos: ver a minha filha Vitória a comer melhor e a planear connosco as refeições do dia seguinte, sem sacrifício. Grande Vitória!

1 comentário:

Anónimo disse...

https://raparigamoderna.com/
https://www.youtube.com/channel/UCse12nOi3yztSyGs8EAS0tg
sei que vão gostar deste blog e canal youtube. A Joana também foi mãe há pouco tempo.
Beijinhos