segunda-feira, 20 de junho de 2016

Numa família, o casal vem primeiro [leiam até ao fim, antes de dizerem que não]


Sempre que penso no que tem funcionado melhor na construção desta nossa "nova família", deparo-me com uma verdade da qual não consigo fugir, mas que mal explicada pode ser erradamente interpretada: o facto da minha relação com o meu marido vir em primeiro lugar.
Não se apressem já a criticar. Esta constatação não decorre de nenhuma insensatez, nem embriaguez da minha parte com este segundo casamento, nem resulta de egoísmo ou negligência de nenhuma espécie. Vejo a coisa exactamente ao contrário: o meu foco está no nosso casamento e na forma como o vamos gerindo diariamente, umas vezes melhor que outras. Opto conscientemente por dar prioridade à saúde da nossa relação, porque aprendi que dela depende directamente a saúde e a harmonia desta família que construímos em conjunto. "Gasto" tempo a fortificá-la e a alimentá-la todos os dias, porque sei agora que ela não resiste sem tempo e dedicação. E que de nada terá valido o investimento nesta reconstrução familiar  e numa nova oportunidade ao Amor e à esperança, se for para voltar a perder-me do essencial: só consigo fazer os outros felizes quando me sinto feliz.
Bem sei que encontrar o equilíbrio entre o investimento na relação conjugal e nas outras todas que são relevantes para nós, é difícil. E arrisco dizer que se já é complicado nas famílias ditas "tradicionais", mais será nas recompostas. Os desafios diários para estas últimas, às quais agora pertenço, são imensos: a gestão da relação com ex-maridos/ex-mulheres e a inevitabilidade de partilharmos para sempre filhos em comum; a gestão da relação com a família alargada dos filhos, à qual já pertencemos e que tivemos de aprender a reposicionar na vida e no coração; a gestão da relação com amigos que eram comuns ao casamento que terminou e que, graças à sensatez de ambas as partes, se têm mantido de pedra e cal e que também é preciso "regar"; e a mais importante destas todas: a gestão da relação com os filhos, que já sentiram na pele e na alma a falência do casamento dos pais. Os mesmos filhos que só têm a ganhar com o sucesso desta reconstrução familiar, a bem do seu crescimento emocional e da fé inabalável em relações que funcionam, mesmo que para lá chegarem, tenham que fazer um caminho sinuoso. Será sempre menos penoso, se lhes for permitido acreditar no Amor.
Numa família, o casal tem precedência a bem da saúde de todos os que a constituem, e esquecer-me disto é voltar a cometer o mesmo erro. Já aprendi a lição.

8 comentários:

Bailarina disse...

não podia concordar mais. vi muitos, demais, casamentos desmoronarem porque não foi investido o suficiente na relação. é difícil, exigente, mas quando se sabe para onde se quer ir, ou melhor ainda de onde se quer fugir trabalha-se para isso!
Tudo de bom (mesmo)

VerdezOlhos disse...

Só pelo título já concordo. Obrigada pela partilha e inspiração! :) Beijinhos

da cidade pro campo disse...

De pé pessoal, uma salva de palmas! Só a maturidade nos permite ousar a dizer tais verdades. Os filhos são importantes mas não são tudo. E este facto adquirimo-lo com tempo e experiência. Beijo grande. As maiores felicidades!

Anónimo disse...

Bom dia,está coberta de razão, as maiores felicidades para todos.




Anónimo disse...

Clap Clap Clap!

Procura dentro de ti disse...

Fantástico Marta....mais uma vez!

Concordo e digo-o a cada momento e a quem quiser ouvir. E se não falar no casal, às vezes acontece, falo em mim, que venho primeiro. A minha saúde emocional é o pilar de toda a saúde emocional dos meus 3 filhos, e do meu novo casamento.

E o casal vem primeiro. Regar esta relação, este amor, é estar a cuidar da família.

:)

Beijo Marta.

Bela disse...

Tão verdade, tão verdade que quem não concordar ou é tolo ou não sabe amar

Mafalda disse...

sei bem o que é essa gestão de ex-maridos, famílias novas alargadas, avós emprestados dos nossos filhos, relações reconstruídas com filhos em comum e uma relação atual onde queremos que o erro não se repita.
e é tudo tão verdade <3