terça-feira, 22 de março de 2016

Fora do meu umbigo


Tirámos esta fotografia esta manhã, ainda antes de sabermos dos atentados em Bruxelas, metidos que estávamos no nosso mundo calmo e seguro.
Não deixa de ser uma hipocrisia quase só pensar na Humanidade sombria quando acontecem ataques terroristas à Europa, sabendo nós {porque sabemos todos}, das brutalidades e da pobreza extrema em que vivem milhões de pessoas por esse mundo fora. 
É verdade que nos vamos esquecendo das atrocidades que matam tanta gente enquanto lemos um livro, fazemos amor, comemos um gelado, beijamos os nossos filhos. Mas questiono-me se este egoísmo da rotina em que todos andamos, também não protege o Humanidade das trevas, fazendo a sua parte na tentativa de equilibrar o mundo para uma metade solar. 
Quero acreditar que as boas energias de todos, sem que nos deixemos irremediavelmente tomar pelo medo e pelas sombras de carácter, são a poção mágica para não nos rendermos a nenhuma forma de escravatura, seja ela intelectual, física ou emocional. Mas ainda assim, é preciso que este "egoísmo saudável" não tolde o apelo à acção {na nossa família, no nosso bairro, na nossa casa, num País distante, tanto faz}, ou perderá todo o propósito redentor.

Sem comentários: