quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Chegar a Casa

Nas últimas semanas tenho-me dedicado à minha casa.
Compro molduras, penduro quadros, rego plantas, compro flores, pinto paredes, deito tralha fora, e transformo a minha varanda num espaço onde apetece estar, com vista para o Tejo e para magníficos pôr-do-sol que nunca tinha visto antes. Simplesmente porque nunca olhei...
Pela primeira vez, chego a casa e percebo que é só ali que me apetece estar. Em mais lado nenhum.
Olho em volta e já me revejo.
Gosto do reflexo do sol no sofá, gosto do espanta espíritos "home made" pendurado na varanda, gosto da parede verde-maçã do hall de entrada,  gosto de todas as pechinchas que comprei nos últimos tempos e que dão alma à minha casa. Gosto!
E só agora me dou conta  da simetria exacta entre a organização do meu espaço interior e este desejo quase desenfreado de organizar o meu espaço exterior, como se um dependesse do outro, ou como se um tivesse dado origem ao outro...
Já não me imagino a viver noutro sítio e já não tenho vontade de mudar nada, para agitar alguma coisa.
Gosto de estar e de pertencer.
Gosto do espaço de dentro e do espaço de fora.
Cheguei a casa. Finalmente.

(Um Pôr do Sol na minha varanda)

MM