sábado, 11 de fevereiro de 2017

"Marta, os teus filhos comem o que tu comes?" [a resposta]


Uma das partes boas da minha mudança alimentar tem sido assistir, aos poucos, a algumas mudanças na alimentação dos miúdos.
Este foi o pequeno-almoço do meu filho Vasco (feito por ele): torradas barradas com alho e azeite e polvilhadas com oregãos, a substituir as clássicas torradas com manteiga, o Chocapic e as Estrelitas* que, a propósito, já não entram nesta casa desde o Verão (sim, aqui sou completamente absoluta!).
Para quem me tem perguntado se os meus filhos têm aderido bem a estes novos hábitos alimentares, dizer-lhes que temos avanços e recuos. E que muitas vezes dou por mim a fazer dois acompanhamentos diferentes para o peixe e para a carne. Não os obrigo a comer arroz integral, nem batata doce assada, por exemplo, mas é certo que o facto de já ser normal ver estes e outros alimentos na mesa, torna o gosto por experimentar coisas novas, um jogo giro de jogar. E a verdade é que já os vejo a provar coisas que, noutros tempos, nunca provariam.
Com o Vicente, o caso já muda de figura, porque a introdução aos sólidos tem sido já com base nesta nova forma de ver a alimentação e a saúde.Não serei nunca fundamentalista, mas quero que aprenda a experimentar sabores e texturas novos desde cedo, porque a cultura alimentar também se treina desde pequenino.
Se têm filhos adolescentes para quem a salada de alface e tomate é a máxima "concessão" que fazem à "alimentação saudável", não desistam! É um desafio que vale a pena abraçar (devagarinho...).

*Deixei de ter em casa:
- Cereais de pequeno-almoço com açúcares adicionados;
- Açúcar branco (só amarelo e mascavado);
- Bolachas, bolos e chocolate com percentagem inferior a 70% de cacau;
- Refrigerantes;
- Pão branco

5 comentários:

Sofia Costa disse...

Olá Marta, deixei de ter também essas coisas em casa à excepção do pão branco, eles não gostam de outro portanto compro pão de rio maior com ingredientes farinha e água. Cereais uso granola caseira ou uns biológicos a base de aveia. Eu própria não gosto de arroz integral . Faço arroz de ervilhas, arroz de cenoura, arroz de peixe (com muitos pimentos e tomate ). No pão só manteiga ou compota, não uso margarinas e deixei de comprar chocolate de por no pão . Iogurtes naturais biológicos , muita fruta , há sempre sopa...compro massa integral e da normal, vou variando ... bolos faço eu com parte da farinha sendo integral , açúcar amarelo...de vez em quando compro uns croissants para eles . Nem oito nem oitenta , faço um equilíbrio. Beijinhos

Coquinhas disse...

Óptimo aspeto essas torradinhas

Anónimo disse...

Olá costumo ler o seu blog e aprecio bastante.
Também quero mudar os hábitos alimentares em casa. O meu filho tem 15 anos e adora experimentar novos sabores. Habituei-me a cozinhar de modo tradicional sem grande inovação mas lentamente tenho de aprender a usar novos ingredientes. Continue a dar sugestões de cozinhados.
Zita

macaca grava-por-cima disse...

same here. adorei a resposta ponderada... e sem fundamentalismos. e essas torradas? que BOM aspeto têm

Anónimo disse...

Que horror, eles comem pão!!?? não iam deixar de comer trigo??
Tanta gente com fome e/ou mal nutrida e vocês com essas tretas...
Cristina