terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Os meus cuidados com o rosto, aos 42 e a amamentar!


Nunca fui de vestir marcas, porque sempre preferi a possibilidade de ir comprando algumas peças ao longo do ano, a comprar uma caríssima e intemporal que desse para a vida e para o ano inteiro, que não me restaria dinheiro para mais.
No que à pele diz respeito, contudo, o caso já muda de figura, porque aprendi com a minha mãe desde cedo a cuidá-la, que com o passar dos anos, ela ressente-se dos disparates e omissões que fazemos. 
Há gestos diários que sempre me lembro de a ver fazer e que me acompanham desde que comecei a maquilhar-me, como a limpeza da pele antes de dormir e a hidratação, antes de qualquer produto de maquilhagem.
Ainda assim, a verdade é que tenho inventado ao sabor da maré, do que vejo algumas amigas usarem, do que cheira bem e do que o meu bolso comporta, e nunca me detive muito na escolha de produtos que são, de facto, adaptados ao meu tipo de pele, ao meu estilo de vida, à minha idade e por aí adiante.
Chegada a esta fase da vida, contudo, começo a ver sinais de envelhecimento no rosto: a pele está a perder elasticidade e firmeza, as pálpebras já começam a descair sobre os olhos, os pés de galinha acompanham todos os meus sorrisos (não faz mal, é sinal que rio muito e bem!), e o tom da minha pele está um pouco mais baço, a precisar de alguma luminosidade extra. A acrescentar a isto, estou a a amamentar e não quero arriscar a utilização de produtos desaconselhados nesta fase.
Foi por isso que decidi deixar-me de invenções e rumei à minha Dermatologista para pedir ajuda (a selecção acima foi a minha receita personalizada, à excepção da solução micelar Bioderma, de que não prescindo há vários anos!):

Creme de dia: Endocare (hidratante e regenerador da pele do rosto, recomendado para todos os tipos de pele e com factor de protecção 30);

Creme de contorno de olhos: Isofill, Uriage (para correcção das rugas à volta dos olhos, e para utilização de manhã e à noite);

Creme de noite: Sleep and Peel, Filorga (antirrugas e activador da renovação celular, produz um efeito de peeling progressivo e confere uma imediata sensação de hidratação e luminosidade de que andava a precisar).

Como disse, a solução micelar Bioderma não foi prescrita pela médica, mas é o produto que me desmaquilha todas as noites (olhos incluídos), sem a sensação de secura, ou de oleosidade. Simplesmente, adoro!

Para terminar, dizer-vos que a escolha destes cremes é um investimento daqueles, principalmente quando vai a família toda, de uma vez, ao Dermatologista, e quando cada um de nós tem prescrições específicas. Mas encaro isto como um investimento na saúde, porque com a pele não se brinca (fala a mulher que tem psoríase, e que se não fossem os cuidados diários de há muitos anos, estaria pior que um bacalhau seco!).

[os cremes referidos podem todos ser utilizados durante a amamentação]

2 comentários:

Anamar disse...

Um Post que fazia falta! ;)
Obrigada pela partilha Marta

Martolas disse...

Olá Marta,
Ando à procura de um dermatologista,pode dar-me o nome da sua por favor?
Obrigada,Beijinho :)