domingo, 1 de maio de 2016

MÃE


Fotos: Pau Storch

Nunca sonhei em ser mãe e nunca nenhum boneco fez de meu filho. Os filhos dos amigos eram queridos, mas apenas isso, e sempre imaginei a minha vida para além da maternidade.
Quis a ironia do destino, contudo, que fosse mãe de quatro, e há quase quinze anos que mordo a língua com as "certezas" que achava que tinha e com aquilo que depois a vida revela.
Ainda assim, já aqui disse e repito, que não foi fácil estrear-me no papel de mãe. Foi duro, porque ainda era muito filha. Porque ainda era muito cuidada, mais do que preparada para cuidar. Tinha 27 anos e era uma miúda mimada.
É por isto que acho que os meus filhos me têm ensinado muito mais que eu a eles: a ser mais tolerante, mais paciente, mais generosa, mais crescida.
Hoje, a pouco mais de um mês de ser mãe de quatro, olho para trás e vejo o caminho longo já feito. E sinto orgulho, porque cada dia que passa me aproximo mais da mãe imperfeita [mas profundamente feliz] que os meus filhos merecem ter.

[à minha mãe, um beijinho especial neste dia. Porque me ensinou tudo]

Sem comentários: