quinta-feira, 28 de junho de 2012

Abandonos

A minha amiga H. lançou-me o desafio de escrever sobre os animais que são abandonados nesta altura do ano.
Porque na cabeça de muitas pessoas, não dá jeito levar os seus bichos para férias. Dão trabalho. Ocupam espaço. Gastam dinheiro. Fazem barulho aos vizinhos de férias. Incomodam. E mais vale deixá-los num beco qualquer, largados à sua sorte. À morte.
Não percebo isto. Nunca percebi.
Não percebo como é que se partilha a casa, os afectos e a família com alguém que depois se descarta na rua, simplesmente porque não dá jeito.
Assim como não percebo como se descartam os nossos idosos em lares e afins, e as nossas crianças em camas de hospital.
Não dirijo, contudo, este post às pessoas que estão na iminência de abandonar o seu animal, porque não tenho a veleidade de pensar que estas palavras podem fazer a diferença numa decisão que, infelizmente, já estará irremediavelmente tomada.
Dirijo-o às famílias que ainda estão a tempo de voltar atrás. Sem culpa.
Àquelas que querem trazer para suas casas um cão, um gato, um coelho, simplesmente porque sim. Porque são fofinhos. Porque fazem companhia. Porque as crianças vão gostar. Porque parecem tão engraçados na casa dos outros. Sei do que falo, porque também eu já caí nessa "armadilha", numa história que deixou marcas.
A essas pessoas e a essas famílias, digo-lhes para não tomarem nenhuma decisão sem a absoluta certeza do passo que tomam. 
É que dá trabalho e dói fundo.
No meu caso, e embora entregue aos cuidados de uma família querida, dói até hoje.

{Bali}

MM

Sem comentários: