segunda-feira, 1 de abril de 2019

Não gosto de brincar com os meus filhos (e está tudo bem)

Tenho quatro filhos e nunca gostei de brincar com nenhum deles. Não sei de onde isso vem, e talvez já não importe saber. A única coisa que importa, é descobrir como se cria conexão sem gostar de brincar. Essa tem sido, na verdade, a batalha da minha maternidade e a razão de algumas "culpas".
Hoje, com 44 anos, já sei que há outras maneiras de criar vínculo com os meus filhos. É preciso ser criativa e puxar pela cabeça. É preciso saber o que me dá prazer e ver como posso trazê-los para o meu mundo. E é preciso ir para o deles e ver o que sai dali.
No fim-de-semana joguei à bola  e não me dei mal, até o Vicente dizer para eu ficar a ver enquanto ele jogava com o pai. Fiquei a olhá-los a rir, enquanto se exibiam para mim. E descobri que há muitas maneiras de estar presente.



2 comentários:

Anónimo disse...

Olá MARTA,
Só agora descobriste isso...estar presente na vida dos filhos é criar vínculos. Não precisamos obrigatoriamente de ter as mesmas brincadeiras que eles. Isso eles fazem com os seus pares...Assisti a inúmeras brincadeiras dos meus filhos. ÀS vezes a minha presença até os atrapalhava quando eu queria mexer em certas peças de lego, por exemplo. Saudades desse tempo.
Lua Azul

Anónimo disse...

Olá Marta,
Estou preocupada contigo, está tudo bem?
Tenho a certeza que outras leitoras do blogue também estão. Diz alguma coisa pf. Espero que apenas não te apeteça escrever aqui, porque sim e não porque aconteceu alguma coisa má.
Beijinho
Lua Azul