domingo, 1 de junho de 2014

E porque hoje é Dia da Criança...

...aqui fica o texto que escrevi a respeito, na rubrica "Rua das Lojas" do Roteiro 30 Dias:

"No dia 1 de Junho celebra-se o Dia Mundial da Criança e embora não goste especialmente de datas comemorativas para lembrar o que quer que seja, não poderia deixar passar esta em branco.
À semelhança da maioria dos pais que todos conhecemos, não preciso deste dia para saber o quanto as minhas três crianças fazem o meu mundo luminoso.
Há dias difíceis, claro que sim. Dias em que tenho vontade que adormeçam mais depressa que a luz, ou que se calem apenas com um olhar meu {uma ilusão}. Mas nunca sobram dúvidas sobre o acrescento que são na minha vida, nem sobre o sentido que lhe dão, todos os dias.
Sei, contudo, que a minha realidade e a dos meus filhos não é transversal.
Nem todas as crianças são amadas como são as minhas, nem todas têm uma casa confortável para viverem dentro, nem uma cama quente, nem um afago à noite, quando já quase dormem.
Nem todas as crianças têm tempo para serem simplesmente crianças, nem todas são respeitadas como pessoas inteiras {apesar de pequenas em tamanho}, nem todas têm refeições a horas e feitas com amor, nem todas podem dormir descansadas.
As minhas crianças sabem sempre com o que contam e sabem que um dia se sucede ao outro, sem grande reboliço. No entanto, crianças há por aí que não contam com nada, nem com ninguém: as que vivem cenários de guerra e de destruição {no limite}, e as que vivem em guerrilha nas suas próprias casas. Às vezes, bem ao nosso lado.
Não gosto especialmente de dias comemorativos.
Não preciso do Dia dos Namorados para namorar, nem do Dia da Mãe e do Pai para me lembrar a diferença que ambos fazem na minha vida.
Mas acho que o mundo ainda precisa do Dia Mundial da Criança para se lembrar que as crianças têm o direito a serem crianças. O direito a uma infância sem grandes percalços, a um País sem guerra, a uma família que não se sirva delas no meio dos conflitos.

E até todos sabermos isto de cor, comemoremos sempre o dia 1 de Junho. Da maneira que quisermos e com as prendas que pudermos. Fica a inspiração…"


Sem comentários: