segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mães Cool

Quando saí hoje de casa, estavam 8º graus.
Enchi os miúdos de casacos até à medula, e fiz 500 recomendações sobre a importância de se manterem quentes durante o dia.
Bem sei que ser mãe de uma família numerosa me dá o estatuto de "mãe cool". Daquelas que já não se preocupam com muita coisa. Que desenrascam uns ovos com salsichas sempre que é preciso. Que não hiperventilam sempre que os miúdos têm febre. Que não correm para a pediatra nem monopolizam a Linha Saúde 24, sempre que os rebentos têm uma dor ou uma queixa qualquer.
Não chego a tanto, de facto.
Não tenho ataques de ansiedade de cada vez que os miúdos adoecem.
Não stresso quando não dou banho ao trio, todos os dias.
Não faço parte do clube de mães militantes da cozinha 100% saudável, porque faz parte prevaricar de vez em quando. E porque acredito que quem não (se) permite pequenos pecadilhos, parte a prateleira toda, numa oportunidade qualquer.
Já no que respeita ao clima (e em particular, ao frio e à chuva), sou neurótica com a filharada.
Receio que se constipem.
Receio que adoeçam com uma laringite, amigdalite, ou outra "ite" que tal.
Fujo das correntes de ar e do ar condicionado como o diabo da cruz, e sou obsessiva na quantidade de camisolas e casacos que enfio nas crianças. É que o truque está nas camadas. Digo eu. Acho que não diz mais ninguém.
Posto isto, não me considero uma "mãe cool".
E pensando bem, quem é que precisa de uma?
Para "cool", já bastam os amigos.
Eu contento-me, simplesmente, em ser Mãe.

MM