domingo, 6 de novembro de 2011

Escrever Corre(c)tamente

Tenho estado a estudar Língua Portuguesa com o meu filho e assustei-me. Tomo consciência que, de repente, escrevo muito mal.
Parece que os dias da semana, os meses do ano e as estações do ano se escrevem com letra minúscula.
Parece que já é opcional escrever com maiúsculas ou minúsculas, os nomes das vias ou de lugares públicos e (veja-se!), os títulos de livros, excepto o primeiro elemento e os nomes próprios, se for o caso.
Parece que anti-rugas é antirrugas e que auto-estrada é autoestrada.
Parece que projecto é projeto, directo é direto e baptizar é batizar.
Folgo em saber que bactéria continua a ser bactéria, núpcias são núpciasegípicio mantém-se egípcio. Logo, é seguro escrever que o "egípicio foi de núpcias com bactérias". Porreiro, pá! Há coisas que nunca mudam!...

Posto isto, estou num dilema existencial: continuo a escrever correctamente, arriscando-me a transformar-me num "velho do Restelo" e a ficar a anos luz dos meus filhos, ou cedo ao Acordo, em desacordo, e modernizo-me?

Quando estiver preparada para assimilar o Acordo, aviso.
Até lá, desculpem meus filhos, mas quero continuar a escrever correctamente. Com "c", se me dão licença.

MM