sábado, 10 de setembro de 2011

Um Dia não são Dias

Hoje, encontrei-me com uma amiga de longa data que já não via há uns meses valentes, e que também tem 3 filhos, exactamente da mesma idade que os meus: 9, 7 e 4 anos.
Havia muita conversa para pôr em dia, e os miúdos estavam cheios de saudades uns dos outros. Já nós, estávamos com pouca vontade de sujar e desarrumar as casas uma da outra, e com nenhuma vontade de cozinhar para 6 crianças. Para animar a festa, chovia.
Com muito poucas alternativas "kidsfriendly", lá rumámos ao McDonalds do Restelo, opção já sem novidade aparente, mas que serve os objectivos do dia: económica, espaçosa, adaptada ao reboliço de 6 crianças enfiadas num restaurante, e com menus que agradam à pequenada, mesmo a mais exigente, como a minha filha Vitória.
Eram 13.30H quando chegámos e 19.30H quando saímos. Vimos a dinâmica dos almoços e dos lanches, a troca de turnos de grande parte dos funcionários, provámos quase todas as alternativas gastronómicas possíveis, desde os típicos Happy Meal, aos wrap, passando pelos artísticos e gulosos capuccinos e pelos frappés de morango. Ficámos prontos para abrir, com conhecimento de causa, uma filial da cadeia.
Também fizemos coisas saudáveis, como trocar alguns pacotes de batatas fritas por tiras de cenoura e por caixas de salada mista, mas no cômpto geral, portámo-nos mal, a bem da nação. Porque um dia não são dias.
Os miúdos saíram extenuados, transpirados e felizes.
Os graúdos saíram iguais. Menos transpirados, espero eu...
A experiência é para repetir, porque a vida também se faz destes pequenos pecados e destes grandes prazeres. A gula e a amizade.

MM