quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nolito...???

Não há nada mais tragico-cómico que ver um homem a assistir a um jogo de futebol. Um que inclua o seu clube do coração, claro está.
As exclamações são únicas, autênticos achados da língua portuguesa, que flutuam entre comentários exageradamente elogiosos a indivíduos que se chamam "Nolito" (quem é que se chama Nolito??), e verdadeiros atentados ao pudor linguístico, quando a equipa "não cumpre"...
Confesso que fico extasiada com algumas delas, que passo a transcrever em tempo real:
- "Mão!!!"
- "Muito bem!"
- "espeta a batata lá dentro!" (???)
- "Abre Nolito!" (continuo a não entender esta fixação em específico)
-"Oh, Cardozo, acorda!"
- "Aí está uma bomba!" (???)
-"Nolito palito!" (...?)
- (...)
A riqueza do vocabulário técnico, é normalmente acompanhada de movimentos corporais  a lembrar choques eléctricos ou orgasmos de qualidade superior, que fariam as delícias de qualquer interessado em body language.
Também é comum ouvir monólogos dirigidos aos jogadores em campo, sugestões técnicas e pequenos desabafos, que fariam toda a diferença se pudessem ser escutados pelos protagonistas, mas que (fe)infelizmente não são.
A transmutação dura 90 minutos. 90 minutos de testosterona à solta e (suspeito), de algumas catarses, porque há impropérios que podem ser terapêuticos, quando confinados ao tempo que dura um jogo de futebol.
No que me diz respeito, confesso que gosto mais do espectáculo de casa, do que daquele que se vai passando na televisão.
E talvez um bocadinho do Nolito...palito...que remédio...


MM