terça-feira, 2 de agosto de 2011

Moda Virtual III

Volto ao assunto da beleza e da maquilhagem. Desculpem-me a recorrência do tema, afinal estou de férias!
Como me maquilho desde os meus 16 anos, e embora seja tudo menos uma expert na matéria, acho que já vou tendo alguma experiência na selecção de produtos que resultam (pelo menos comigo), depois de centenas de erros e de compras que correram mal, ao longo destes 20 anos. 
Antes de apresentar o meu kit básico de maquilhagem,  começo por dizer que sempre ouvi a minha mãe dizer que com a pele não se brinca, e que o investimento que fizermos, logo nos primeiros anos, é determinante para a saúde da pele anos mais tarde, e para a forma como envelhecemos.
Sempre fez parte do seu ritual, antes de dormir, a limpeza da pele com um leite desmaquilhante e um tónico, e sempre me lembro da a ver fazê-lo. Repito-lhe o ritual desde sempre e, religiosamente, todas as noites. A minha pele agradece.
O meu "kit básico de maquilhagem":
- Desmaquilhante Bioderma Sensibio H2O - Ideal para quem tem a pele sensível, como eu, e desmaquilha o rosto e os olhos. Adoro!
- Base Studio MAC Fix - Não necessita de aplicação de pó para finalizar, e tem uma excelente cobertura. Pode ser colocada com a esponja que vem integrada, mas prefiro usar um pincel gordinho, acho que dá um ar mais natural e é muito fácil de aplicar;
- Blush da MAC  - a minha cor é "Dainty", mas depende do tom de pele (sugiro aconselhamento na loja, são profissionais e saímos de lá, lindas de morrer!);
- Penultimate Eye Liner RapidBlack da MAC - Não saio sem risco preto nos olhos, ou corro o risco de parecer enferma. Aconselho este, que parece uma caneta preta de bico fino. Para quem tem medo de esborratar, ajuda ter cotonetes sempre à mão, humedecidos com saliva (da própria, de preferência);
- Sombra Gesso Matte da MAC -  Como o nome indica, é mesmo da cor do gesso e serve para iluminar o olhar. Coloca-se, com a ajuda de um pincel, na parte debaixo da linha das sobrancelhas, e faz milagres!
- Rímel preto - Aconselho comprar à prova de água, qualquer que seja a marca. Para as choronas como eu, correm o risco de escorrer lágrimas pretas no cinema, ao vento, ou numa qualquer tragédia a sério. Ando a usar um da Clinique, mas quero experimentar um novo da Dior;
- Corrector Moisture Cover da MAC (a minha cor é NW20) - Indispensável para disfarçar olheiras e outras imperfeições;
- Bronzer Terracotta da Guerlain - Na mesma caixa tem 4 tons, para serem usados nas 4 estações do ano, ou para misturar, como eu faço. Aplico depois da base, quando quero parecer mais bronzeada.

Ficam outras dicas:
- A escolha dos pincéis é determinante para o resultado da maquilhagem. Aconselho os da MAC ou da Make Up Forever. São caros, mas valem o investimento e duram uma vida;
- Não faço questão de usar roupa de marca, mas sou muito cuidadosa com o que uso na pele. Prefiro gastar mais dinheiro num bom cosmético, que num vestido Carolina Herrera, mas são opções. É que a H&M ou a ZARA fazem a vez, mas a pele ressente-se do que não tem qualidade;
- Desmaquilhar, sempre. Mesmo nas noites em que só apetece "aterrar" em cima da cama, e ficar;
- Hidratar, sempre. Nenhuma maquilhagem começa sem um creme hidratante para o rosto e para o contorno dos olhos. Ignorar este ritual, é correr em direcção ao envelhecimento precoce.
Enfim, tenho 500 mil outras coisas para dizer sobre este assunto, mas ficam para uma próxima, se ainda estiverem por aí.
Tenham paciência para estas minhas "diarreias de beleza", porque também é delas que se vão fazendo os meus momento de "dolce far niente".

MM
-