quinta-feira, 21 de julho de 2011

A uma Amiga tão gulosa como Eu...

Lembram-se do meu texto "A Beleza mora na nossa Cabeça"?...Aquela história de não poder mais comer as bolas de berlim, as pizzas e as lasagnas que me apetece?...Pois bem, hoje e para além das refeições tradicionais, já comi metade da bola da minha filha, meia arrufada com queijo e fiambre (vulgo "Pão de Deus"), e preparo-me para ir a umas das melhores Casas de Chá de Portimão - "A Casa da Isabel", um espaço pitoresco parecido com a sala da minha avó Auzenda nos cheiros e nos sabores, banquetear-me com uma fatia de bolo. 
Tem à nossa espera verdadeiras especialidades da doçaria algarvia e alentejana, feitas no local, com amor. É que a cada dentadinha, sentimos a alma de quem cozinhou aqueles oásis para o paladar, tão diferentes dos bolos e doces que estamos habituados a ver por aí, para "inglês ver", literalmente.
Assim de repente, lembro-me do Bolo Fidalgo, dos docinhos de amêndoa e ovos moles do Algarve,  das queijadas de cenoura, de laranja e de feijão, dos Dom Rodrigo, do Bolo de Amêndoa...é melhor parar a descrição e pôr-me a caminho com a filharada, porque começo a salivar e a ficar de mau humor. Quem confessa o pecado não merece o castigo...
Acrescento que não ganho qualquer comissão com a publicidade ao local e que não se trata de um espaço comercial de nenhum familiar meu...é gula mesmo, e gosto pelas coisas boas da vida. Porque quando decidimos quebrar algumas regras, que as quebremos com o que vale mesmo a pena...

MM 

PS: Este foi para ti, Susana...:) E para Beja...:)