quinta-feira, 23 de março de 2017

E se a autora destes pratos fosse eu?

Tenho a sorte de ter um parceiro que me apoia em tudo o que faço, que me valoriza nas pequenas e nas grandes coisas e que, muito mais que dar uma ajuda, partilha comigo todas as tarefas, numa lógica de "igual para igual", porque é dessa maneira que encaramos a família: como uma equipa. Esta visão faz com que dividamos tarefas em função dos gostos e das competências de cada um (é aqui que os pequenos-almoços ficam do lado dele!), e também, da disponibilidade física e mental de cada um. E isto implica admitir que se num dado momento estamos cansados ou não podemos por alguma razão, pedimos ajuda ao outro, que assume as rédeas das tarefas, sejam as refeições, a mudança do caixote do gato, as compras, o que for. 
Ainda assim, às vezes pergunto-me se fosse eu a fazer estes pequenos-almoços ao meu homem, se o feedback seria o mesmo, isto é, se seria digno de nota uma mulher com este esmero?...E não estou a falar da estética, nem do sabor, esses sim, inequivocamente dignos de nota! Também não me refiro aos muitos comentários simpáticos de pessoas que pedem receitas, que admiram a criatividade do meu marido e que lhe pedem um livro de pequenos-almoços :) A essas pessoas, agradeço infinitamente a simpatia e informo aqui, em primeira mão, que ando a tentar convencê-lo a criar um blogue com receitas de pequenos-almoços, mas ainda não consegui ser suficientemente persuasiva (vão continuando a tentar!). 
Refiro-me aos clássicos comentários "que sorte que tens em teres um homem que te faz coisas dessas!", ou "guarda-o bem, porque já não se faz disso!, ou ainda "gostava de saber o que é que fazes em casa!".
Em pleno século XXI e numa sociedade dita "desenvolvida", ter maridos que fazem coisas em casa ainda quer dizer uma de duas coisas: ou que tivemos sorte ou que somos preguiçosas. E ter homens que se dedicam às tarefas domésticas ainda é encarado como "uma ajuda", e pouco como uma "obrigação" que se reparte pelo casal.
Felizmente, "tive a sorte", lá está, de ter ao lado alguém que vê isto de outra maneira e pergunto-me, muitas vezes, se estarei a educar os meus "homens pequeninos" lá de casa para mudarem o chip. Quero acreditar que o exemplo norteia. A ver vamos.


PS: se quiserem ir acompanhando estes e outros pequenos-almoços, sigam-nos aqui!

7 comentários:

Anónimo disse...


Olá Marta
Sim tens sorte em manter um homem desses ao teu lado.Ele também tem sorte de te ter a ti ao seu lado, certamente não era tão feliz como aparenta nas fotos. Digo isto, sem qualquer resticio de inveja e muito menos a ironizar o "desenvolvimento". Parece-me ser a constatação de um facto, pelo que me é dado a conhecer, pelo teu blogue. Mas nem todas( ou todos) conseguimos essas relações e também há situações laborais que por vezes implicam que um dos elementos do casal tenha que estar mais ausente. Nem todos trabalham das 9 às 5". Há profissões em jornada contínua; vários dias de ausência; necessidade de trazer mais dinheiro para casa, etc, etc...ou seja nem sempre tudo se resume à distribuição igualitária de tarefas.
Continuem, assim felizes.
Beijinho
Lua Azul

CatarinaLoureiro disse...

Olá Marta,

É triste ter que ler posts destes em 2017.. Honestamente pensei que estávamos mais evoluídos enquanto sociedade do que isto. Esse tipo de comentários são tão ofensivos, tanto para homens como para mulheres... é mesmo triste.

Da mesma forma acho muito triste o celeuma que dá o facto de a Marta deixar de pintar o cabelo.. Who cares de que cor as pessoas têm o cabelo?!
Tenho pena que as mulheres (assumo, se calhar erradamente, que a maioria dos comentários vêm de outra mulheres) ainda continuem a alimentar esta animosidade uma com as outras. Eu só tenho pena de não ter cara para conseguir rockar um corte de cabelo tão curto ;)

Anónimo disse...


Cara CatarinaLoureiro, o meu comentário NÃO é ofensivo para ninguém. Apenas faço uma mera reflexão. Agora há pessoas que gostam de ter que alinhar sempre por aquilo que é politacamente correto, como é o caso da questão da divisão de tarefas. Para mim tanto está errado sobrecarregar a mulher como sobrecarregar os homens. E continuo a afirmar que há casos em que para que UM ou UMA possa trabalhar ou estudar o outro fica temporariamente mais sobrecarregado. Será que isto é ofensa???
Já agora, o mundo do século XXI, não se resume ao local onde vivemos e há muitos, muitos mais problemas do que este.
Lua Azul

Anónimo disse...

Honestamente? Acho que isso é mais complexo teu que outra coisa. Acho que estás tão empenhada em ser a super-mulher que chega a tudo e a todos, sem falhar ninguém e sem te descurares a ti mesma, que não consegues parar para respirar e perceber que esta conversa já não faz sentido nenhum. Mulher, levanta a cabeça, relaxa e começa de uma vez por todas a viver a vida com a autoconfiança que tanto apregoas.

Dolce Far Niente disse...

Caro(a) Leitor(a) anónimo (a) das 11h14,

Espanta-me sempre a forma conhecedora e altamente técnica com que tece comentários sobre a minha pessoa. Quase adivinho uma carreira na área das Psicoterapias, mas uma coisa a sério, onde possa contactar directamente com os seus pacientes para saber, pela primeira vez do que fala.
Um conselho (já que gosta de me dar tantos): deixe de perder tempo a ler este blogue (de que claramente não gosta), e passe para outros que aprecie. Ou será que o que gosta mesmo, é de mandar postas de pescada?
E já agora, "levante a cabeça, relaxe e comece de uma vez por todas a viver a vida com a autoconfiança que tanto apregoa", sabe como? Assinando os seus comentários. Juro que não dói nada :)

CatarinaLoureiro disse...

Car@ anónim@ das 20:27
Caaaalma.... Eu não falava de nenhum comentário específico a este post (quando fiz o comentários o post nem sequer tinha comentários ainda...) Eu falava geral, aos comentários a que a Marta se referia no post, sobre a "sorte" que ele tem por ter um marido que cozinha bem..

Já agora, uma nota pessoal, falar de divisão de tarefas domésticas não tem nada a ver com politicamente correto, tem a ver com bom senso. E é precisamente da falta de bom senso de alguns leitores que o post fala ;)

Anónimo disse...


Cara CatarinaLoureiro:
Assim fico mais descansada. Eu reagi daquela maneira por defesa, pois pensei que se tivesse"ofendido" comigo. Está tudo esclarecido. E concordo com o bom senso a que se refere, no fundo era ao que me estava a querer referir, mas não me exprimi muito bem.
Lua AZUL