quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Sabem qual é a semelhança entre um parto e o início do ano lectivo? [ambos são sofrimento que se esquece depressa]


[a foto foi tirada na única pausa do dia, ao almoço, e o sorriso tenta disfarçar a vontade de desmaiar!]


Acordei às seis e meia da manhã para dar os últimos recados ao meu filho mais velho, para lhe perguntar pela centésima vez se levava dinheiro, cartão da escola e telemóvel, e para abraçá-lo e sussurrar-lhe que o adoro, sem ninguém por perto. Tenho as hormonas aos saltos e sou estreante nesta coisa de ter filhos que vão sozinhos para a escola, mas derreti-me ainda mais quando cheguei à cozinha às sete da manhã, e vi o meu homem a preparar-lhe o pequeno-almoço, um mimo de que já não precisa mas que quer dizer "cresceste, mas ainda és o nosso miúdo!".
Depois disso, já tive duas apresentações dos outros dois filhos, reuniões com Directores de Turma, já almocei com o meu homem e com três filhos atrelados, já dei de mamar e mudei a fralda dentro do carro e numa sala de professores, já levei os putos aos avós paternos, já dei um jeito à casa. Por mim, tinha o dia feito, simplesmente porque são seis da tarde e já parece que são três da manhã, tal o estado de exaustão em que me encontro.
Mas ainda falta dar de mamar mais seiscentas vezes, ir ao supermercado, fazer jantar, acabar de dar um jeito à casa, adormecer o bebé, preencher os duzentos mil papéis das escolas de três miúdos, sorrir e acenar.
Todos os anos me esqueço de como é difícil o início do ano lectivo. E tal como acontece nos partos, ainda bem, ou nunca teria tido mais do que um filho.

2 comentários:

Isabel disse...

Eh triste porque Portugal eh um pais que ainda tem mecanismos estupidos entediantes e buRROcratas com secretariazinhas a funcionar como pequenos poderes e gentalha q ainda fuma dentro da escola.

Dolce Far Niente disse...

Felizmente, não tenho nada essa visão :). Ainda temos escolas verdadeiramente comprometidas com os seus alunos e a cumprirem muito bem o seu papel. Resta-nos a nós, pais, cumprir o nosso.

Boa semana!