domingo, 4 de setembro de 2016

Corro o risco deste blogue se tornar uma grande maçada [mas que se lixe!]



Fotos: Juvenália de Oliveira Fotografia

Quando fui mãe pela primeira vez, caí na asneira de pensar que iria conseguir registar todas as fases de crescimento dos meus filhos na memória.
À quarta vez, já não me deixo enganar. Fica tudo fotografado, filmado, descrito, porque já não tenho a veleidade de achar que a minha cabeça guarda tudo. Não arrisco o que não se repete.


6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu menino e pela coragem! É tão parecido com o pai.... Mas parece-me que espreitam uns caracolitos da mãe....

Ana Filipa Oliveira disse...

Engraçado! Quando tive o Guilherme, há 10 anos atrás, registei o que pude, mas também tinha essa pretensão: gravar tudo na memória. Mas não sei o que se passou, e que me entristece, não me lembro de muito. Já não me recordo como era pegá-lo em bebé, se eu fazia muitas brincadeiras com ele... é difícil de descrever esta sensação de ficheiro apagado :-) Agora, com a Mariana, não há dia que não lhe tire uma fotografia, e que escreva acerca do seu desenvolvimento. Também temos de dizer a verdade, em 10 anos muito mudou. Hoje temos sempre à mão algo para fotografar: um telemóvel, um tablet, uma máquina... Quanto a se tornar uma maçada, no final o que conta é o prazer que lhe dá agora e, com certeza, lhe dará daqui a uns anos, reler estes posts.

Anónimo disse...

Marta,
Desculpe este comentário que vou fazer. Não quero ser desagradável, incrivéis algumas coisas que refere. Claro que o Vicente é um amor de bebé fofinho, mas e os outros filhos?? Também foram certamente.E na altura também deveria andar encantada.
As melhores recordações para mim guardam-se no coração.Tenho fotografias de muitos momentos, mas não tenho de muitos mais. Teria de andar sempre com essa preoupação e correria o risco de não viver devidamente certas ocasiões tão importantes para os meus filhos.
Recordo bem a sensação de ter as mãozinhas pequeninas deles nas minhas, os pézinhos com dedinhos que pareciam ervilhas, o cheirinho a mustela, os caracóis dos cabelos, os olhos claros e grandes, o som de chuchar...
mais um bocadinho e eu é que fico chata..
Lua Azul

Cecília Fernandes Vigário disse...

O Vicente é amoroso! :D

Dolce Far Niente disse...

Querida Lua Azul, o amor que tenho pelos meus 3 filhos mais velhos, como deve imaginar, não está aqui em causa. É claro que quando nasceram, à semelhança do Vicente, fiquei encantada e apaixonada, mas isso já aconteceu há 14, 12 e 9 anos, respectivamente. Neste momento falo desta forma do meu filho mais novo, porque nasceu há 3 meses. E também lhe digo, sem qualquer pudor (até porque já escrevi sobre isso), que embora a carga de Amor seja exactamente a mesma, vive-se a maternidade de maneira diferente aos 20, aos 30 e aos 40 anos, falo por experiência própria :).
Um beijinho

Anónimo disse...

Olá Marta.
Muitos parabéns pela sua família!
Sou uma representante da imensa maioria de famílias de filho único, por isso para mim a Marta representa uma multiplicidade de situações, que confesso, gosto de ler e ver por estarem nas antípodas das minhas.Faço-o quase sempre para relativizar as minhas escolhas e tentar não me sentir sempre medrosa ou egoísta, piud isto do filho único, por vezes, muitas até, parece ser contra natura.Enfim, outras conversas.
Vi o seu micro filminho e adorei o seu timbre, a sua naturalidade e presença, quase que lhe senti o cheiro de Mãe e Bebé.
É bom saber que afinal o mundo está cheio de vida e veracidade. A Marta espelha isso mesmo aqui pela janela virtual.
Tudo de bom para si e sua família.
Ana Costa