quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sobre isto de ser feliz


Ser feliz e apregoá-lo aos sete ventos incomoda muita gente [isto ainda a propósito do post aqui de baixo].
Não me canso de dizer que os tempos, infelizmente, não  mudaram assim tanto. Quando tomei a difícil decisão de me separar, ouvi duras críticas, e senti na pele aquelas que não se ouvem, mas que se sentem, que se vêem e que se intuem. São as piores. Olhares de lado, meias conversas, e-mails de quem fala do que não sabe, falsos moralismos.
A vida tem-me ensinado,a duras penas, que há certas dores que não matam, mas moem. 
Isto para dizer que o preconceito da mulher com filhos que deixa um casamento ainda é uma realidade. Ainda corre muita tinta sobre a suposta "irresponsabilidade" e leviandade que a decisão parece, inevitavelmente, implicar. Como se os protagonistas da história, qualquer que ela seja, sejam sempre e irremediavelmente, vítimas de um mesmo cenário: os bons e os maus, o lado certo e o lado errado, a luz e a sombra, a vítima e o monstro e por aí adiante.
Esta postura entristece-me, não só porque estou em causa própria, mas porque detesto generalizações simplistas. Nem tudo é branco, nem preto e a linha que separa as boas das más decisões é, muitas vezes, tão frágil como uma folha a pairar ao vento. Quem parte não é sempre o mau da fita, mas às vezes pode ser; quem fica não é sempre a vítima, mas às vezes pode ser. As histórias são feitas de gente dentro e têm pouco de ciência exacta. E acho que ainda bem. 
É por isso que para sermos felizes não há receitas, e isto não é mesmo um chavão. E quem se arroga dono das verdades todas, ou é tonto ou ainda tem de levar umas quantas cabeçadas.

2 comentários:

Lili disse...

Faço minhas as suas palavras Marta.
Sei [tão, mas tão bem] a que se refere.

Aplaudo em pé.
Grite bem alto a sua Felicidade.
É uma inspiração.

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Infelizmente é isso tudo que dizes, nada é só preto e branco. Apregoa a felicidade à vontade! nada me inspira mais que ver pessoas felizes para contrariar o cinza de alguns dias. bjs