sexta-feira, 10 de julho de 2015

Gestora em potência



Passar férias com três crianças nunca é sinónimo de "la dolce vita". Menos ainda nas condições em que vimos, para uma casa própria que adoro construída pelo meu avó paterno, e que nos permite o luxo de passar três semanas no Algarve, mas que não tem máquinas de roupa nem de louça, facto que dificulta a minha natural propensão para a arte do dolce far niente.
Conto com a colaboração preciosa do meu homem e com a educação que vou tentando dar a cada um dos meus filhos, que os obriga a fazer camas e a arrumar brinquedos espalhados pela casa como se uma bomba tivesse explodido mesmo no meio dela, a lavar calções de banho e a pôr a mesa, incluindo guardanapos {tarefa que, vá-se lá saber porquê, mais lhes custa}.
Vale-me igualmente a minha natural cegueira para um estado de desarrumação latente, típico das casas de férias, e que desculpa sacos fora do lugar, areia espalhada amiúde, e descontracção para viver estes dias sem a paranóia do controlo. 
Ainda assim, sair de casa para ir para a praia continua a ser uma tarefa hercúlea, cozinhar comidas práticas, rápidas e saudáveis, um desafio, e convencer três putos a tomar banho depois da praia, uma equação matemática das mais difíceis de resolver. Um problema tanto mais complicado quando se trata de decidir quem entra na banheira primeiro, ou quem prefere um duche de "mangueirada", ou um banho entre quatro paredes.
Passar férias com três crianças é um constante exercício de gestão de conflitos, capaz de treinar qualquer educador para a negociação de decisões empresariais ao mais alto nível. E é por isso que quando me apresento num contexto profissional qualquer, nunca deixo de dizer que sou "mãe de 3", uma competência curricular que abona sempre a meu favor, se quem tiver à frente for inteligente o suficiente para perceber que quem é capaz de gerir uma família numerosa, tem potencial para administrar o mundo.

Mesmo assim, nestas condições adversas para quem gostaria de fazer muito pouco, como eu, passam-se uns dias maravilhosos com as minhas três crianças. Porque são o meu coração fora do peito e o barómetro da minha vida inteira.

Sem comentários: