domingo, 3 de maio de 2015

Ser tua filha [neste Dia da Mãe]



Ser tua filha ensinou-me a comer bem. A privilegiar a água sobre todas as bebidas, a comer fruta, e sopa e peixe cozido com brócolos.
Ser tua filha ensinou-me a limpar a pele todas as noites, a nunca deitar a cabeça na almofada maquilhada, e a fazer as escolhas certas, que os poros todos agradecem.
Ser tua filha ensinou-me a escolher pão escuro, açúcar amarelo ou mascavado, e a não ter na dispensa o que me faz perder a cabeça num serão em que me sinta mal amada. Ao teu ensinamento, acrescentei uma máxima: a investir num pecado gastronómico, que seja com esmero, isto é, até ao fim e sem culpa. 
Ser tua filha ensinou-me a não correr atrás de nenhum homem. A gostar de mim primeiro, porque só assim gosto de alguém. 
Ser tua filha ensinou-me a ter coragem de dizer a verdade e a não ter medo de chorar, por boas e por más razões. Ensinou-me que uma mulher não é mais fraca, nem mais sensível porque chora, e que o choro pode ser sinal de grande fortaleza.
Ser tua filha ensinou-me o respeito pela diferença e, acho que sem saberes, também me ensinou a fazer escolhas diferentes. Ensinou-me a lidar com a intolerância na primeira pessoa, e a arranjar forças para levar tudo à frente, mesmo quando mais ninguém acredita.
Ser tua filha ensinou-me a ser solar em dias cinzentos e a não ter medo de reescrever a minha história, uma e outra vez, até ficar contente com o enredo.
Sem saberes, ser tua filha ensinou-me a ter coragem de ser diferente de ti, sem medo de nos perdermos uma da outra. E esta verdade, ensino-ta eu vezes sem conta. As que forem precisas, mãe.
Amo-te.

[texto publicado no Roteiro 30 Dias]


1 comentário:

Escrever Fotografar Sonhar disse...

A Ju. neste momento deve estar a rebentar de orgulho. Eu se fosse a tua mãe estaria. bjs