domingo, 19 de abril de 2015

A corrida e o medo


Os desafios que tenho pela frente alegram-me, tanto quanto me assustam de morte.
Há dias em que acordo com borboletas na barriga de contentamento, e há outros em que só me apetece enfiar a cabeça na areia e por lá ficar, a pensar na vida, e a queixar-me que não acontece nada de extraordinário dentro dela.
A verdade é que me dou conta que não temos, nunca, o melhor dos dois mundos: a alegria e a serenidade. Eu não tenho, pelo menos, porque sou feita de ansiedade em estado puro. Sofro muito por antecipação e morro de medo de fazer coisas novas, embora anseie pela novidade todos os dias. Um paradoxo de pessoa.
A verdade é que o medo já não me faz cristalizar no queixume, nem parar no tempo. E se tenho medo de tanta coisa! O medo é o meu segundo nome.
Ainda assim, convivo com ele, como quem convive com um fantasma bom. Olho-o de frente mais vezes do que costumava, rio-me dele, passo-lhe partidas, desmistifico o medo, a pontos de, às vezes, ficar minúsculo como uma noz. A caber-me na palma da mão.

Correr mais tempo, mais depressa, ultrapassar-me e desafiar-me desta maneira, ter corrido uma meia-maratona, querer correr uma maratona, ir para a frente sem pensar no medo, fortalece-me o corpo e faz milagres pela mente.
Corro mais depressa um segundo {vou conseguir fazer isto}, corro mais 1km {vou ser capaz de dizer aquilo}, corro com o vento de frente {aquela coisa já não me assusta}, e assim sucessivamente, num desfile de obstáculos que vão caindo a cada passada minha. 
Não corro só para poder comer mais. Corro para matar os medos. Um a um.

2 comentários:

One single bird disse...

Sinto o mesmo! Tenho medo de tentar, mas no entanto aborreço-me de não ter coisas novas na minha vida! A ansiedade e o medo são os piores inimigos que se pode ter. Força na corrida contra os seus medos, um por um vai conseguir ultrapassá-los!

Bibicunha disse...

The Same..para me sentir forte e invecivel..

Ontem ao fazer o meu terceiro trail (Lagares 17 km)..a morrer com tantas subidas ingremes e cheia de dores só pensava Tu És Capaz!!! Tens 43 anos, não és leve, mas es capaz de acabar isto ...e fui!!! e com 3h de prova...
Força Marta...a ver se me inspiro para fazer um dia a Maratona.