sexta-feira, 13 de março de 2015

Sim, eu posso!


Digam o que disserem, usar batom vermelho é um statement. Um grito mudo que diz que não nos importamos de ser vistas, nem olhadas, nem sequer desejadas.
E que mal há nisso? Que mal há em assumirmos, assim, de caras, que gostamos que reparem em nós? Que se lembrem, nem que seja por nanosegundos, que passámos por ali? 
Porque carga de água é que ainda temos medo de deixarmos de ser invisíveis, como se a invisibilidade nos desse maior credibilidade, ou mais seriedade? E porque é que ainda receamos fazer diferente de tudo o que fizemos até aqui, como se o simples facto de fazer sempre igual, fosse selo de qualidade?
Não quero com isto dizer que todas as mulheres bem resolvidas devem usar batom vermelho. Nisto, como em tudo o resto, não há receitas universais. Mas podem dar uma gargalhada num momento mais formal. Podem romper o dress code um dia qualquer. Podem comer um gelado a caminho de casa, ou ir para casa por um caminho diferente. Podem ir ao cinema sozinhas ou fazer um convite inusitado a alguém. Podem, finalmente, inscrever-se nas aulas de Zumba, ou deixarem-se disso, se foi só a moda a ditar a escolha. Podem ir para o karaté, ou para um workshop de cozinha vegetariana. Podem decretar que não fazem jantar à sexta-feira, que não morre ninguém com isso. Podem comer duas delícias folhadas de empreitada, ou uma caixa de ferrero rocher a ver a novela ou uma série de eleição.
Bolas, não é preciso o batom vermelho para nada, se não tiver nada que ver connosco.
Identifiquemos as rotinas e as regras que nos limitam todos os dias, e  quebremos algumas delas, de vez em quando.
A nossa cabeça agradece.



3 comentários:

Paula disse...

Gosto muito da escrita, do tom, dos temas, faz parte dos favoritos no feedly. Adorei este, porque a semana passada fui com um batomzao vermelho, e caramba, não é que amn vou a um workshop vegetariano? :)
continuação de escrita inspirada, para boas leituras do lado de cá!

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Bora lá quebrar regras!!!
beijocas

Melika disse...

Adoro os textos e revejo me em muitos deles. Obrigada! Também sou pelo batom vermelho e por tudo o que sai do sistema. Não é algo imposto, nasci assim e adoro!