quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Post interdito aos meus filhos [e à minha mãe]

Se os putos viessem com livros de instruções, saberia sempre o que fazer quando me mentem à descarada. Quando me dizem que já não têm testes durante a semana, e quando na véspera, de rabo apertado, admitem que têm que estudar um bocadinho, porque no dia seguinte há um, afinal. De Geografia.
Mas como não há instruções que me valham, improviso o melhor que posso e o melhor que sei.
Grito, primeiro. Depois, digo-lhes lugares comuns: que as consequências são sempre deles, que a mentira tem perna curta, e que não há liberdade sem responsabilidade.
E no final, já de voz temperada, falo-lhes que prefiro mil vezes uma verdade dura, que uma mentira. E que a confiança se constrói com verdades, e nunca com mentiras.

Deito a cabeça na almofada e penso como nós, pais, nos tornamos demagógicos.
Ter-me-ei esquecido das vezes em que omiti TPCs, das aulas de Francês em que não pus os pés e dos caramelos que comi às escondidas na banheira? Pois.
Ainda assim, cada um faz o seu papel. E eu esforço-me todos os dias por fazê-lo bem feito.


2 comentários:

dreams disse...

Os nossos teens dão-nos conta da cabeça, como te compreendo e estou solidária :)) o meu fez 13 em Junho, é um doce de menino, mas a entrada na idade do armário vai, certamente, deixar-me louca!! e o pior é que fico triste e frustrada porque acabo por ter o comportamento que odiava na minha mãe. Enfim, o melhor está certamente por vir :))) Kisses & Hugs!!!

disse...

Tão a prpoósito com a actualidade cá de casa... Isto não é fácil, mas fazemos o nosso melhor. Provavelmente um dia, estarão eles no nosso lugar!!! Espero que sim!