sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Assalto ao blogue!

Ponto prévio: post escrito pelo meu homem...

[Migas alentejanas guarnecidas com pimento vermelho]

Cortem em cubos pequenos 3 fatias de pão alentejano e demolhem em 1 dl de água a ferver. Deixem repousar 5 minutos e esmaguem com um garfo. Não necessita ficar uma pasta uniforme. Os pequenos pedaços que permanecem, conferem às migas uma agradável textura.
Entretanto, cortem em tiras meio pimento vermelho bem maduro. Salteiem-no, numa frigideira antiaderente, em lume médio, com 1 colher de sopa de azeite, uma pitada de sal grosso e um alho pequeno às fatias, durante 4 a 6 minutos, até amolecer e ficar cozinhado, mas sem ficar inteiramente frito. Reservem.

Aproveitando a mesma frigideira e o azeite dos pimentos, fritem um alho picado durante 30 segundos e adicionem a pasta do pão. Deixem cozinhar em lume médio, durante cerca de 5 minutos, envolvendo sempre o pão, com o azeite e o alho, para que absorva e incorpore todas estas fragrâncias. A ideia é que as migas fiquem em ‘bola’, soltas da frigideira e ‘luzidias’. Se necessário, acrescem um pouco mais de azeite, no processo.
Empratem, utilizando uma forma redonda, dispondo, com amor e carinho, os pimentos por cima das migas, e completando com um toque de pimenta preta moída na hora.
Experimentem vários ‘toppings’. Por exemplo, curgete salteada, cogumelos, espinafres… E porque não criar várias camadas? E sobrepô-las ou misturá-las? Enfim, o céu - e a imaginação - são o limite.
Acompanhem com um bom vinho tinto. Como diz o Jamie: ‘happy days!’

Espero que gostem desta singela receita que me transporta à minha infância, aos mimos da minha querida avó materna, e ao aconchego do Alentejo e dos dias simples e bons. Para mim, esta é – e será sempre – ‘comfort food’.

P.S.: Eu adoro comida e aprendi que cozinhar é um acto de magia e de amor. E tenho descoberto que um dos meus maiores prazeres é cozinhar para as pessoas que adoro! (Aqui aparece destacadíssima, naturalmente, a minha mulher linda!). Penso mesmo que o resultado final do prato tem muito a ver com o amor com que cozinhamos os alimentos e com a antecipação da cara de prazer daqueles que irão provar o produto final. Da próxima vez que cozinharem, mandem as preocupações mundanas lá para trás, sirvam-se um copo de vinho, para acompanhar, e deixem correr um dos vossos cds favoritos. Depois, digam-me lá se não resulta?...



Rui

6 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

as migas de espargos e as de tomate estão no meu top, mas estas tenho que experimentar... ASAP!!

Cristina Pedro disse...

só pode resultar
Obrigada

Anónimo disse...

Uau! Charmoso, bom cozinheiro e ainda sabe escrever bem! Martaaaaa, feche esse homem à chave em casa já!!!

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Adoro!
"Happy days!"

Bibicunha disse...

Fantastico...não podia estar mais de acordo...cozinhar é um acto de amor

CCC disse...

<3