terça-feira, 15 de julho de 2014

Nós por cá #4


A nossa casa de férias não tem máquina de lavar roupa, nem loiça, e também não tem a querida Alexandra, que em Lisboa nos ajuda a deixar a casa de cinco pessoas e um gato, habitável. 
Não nos podemos queixar {bem sei}, que ter casa de férias já é, por si só, o maior dos luxos. Entendo que não posso ter o melhor dos dois mundos.
Ainda assim, temos mais trabalho doméstico no Algarve que em Lisboa, e digo "temos" porque tenho um companheiro que cozinha, limpa e cuida dos miúdos numa verdadeira partilha de tarefas, isto é, numa lógica de equidade e não de concessão paternalista.
Apesar disso, chegamos ao final do dia extenuados. A praia, os banhos, as refeições, as idas sucessivas ao supermercado, o ruído constante, o calor, as brigas de irmãos, quem põe primeiro o creme, quem é o último a tomar banho, quem usa a mangueira e quem prefere a banheira, tudo serve de desculpa para uma boa discussão fraterna.
Dou comigo no papel de árbitro de um um jogo que domino pouco, porque embora seja mãe há doze anos, sou filha única há quarenta. Nunca tive de lutar por um brinquedo, nem pela precedência à hora do banho ou de meter protector solar. Não sei o que é conquistar o colo da mãe, querer ser a primeira a chegar à mesa do pequeno-almoço, nem guardar com a vida, se preciso for, um quadrado de chocolate.
Dito isto, não queria outras férias, nem outra família. A minha chega-me e preenche-me, sem lugar para vazios nem crises existenciais. Deixou de haver tempo.
Amanhã há alvorada para a praia. Há sessão de protector solar vezes três, há passeio à beira mar, à ida ao supermercado para fazer almoço e jantar, há discussões pelo tablet e pelos lápis de cera, há bolas de berlim com creme, há conchas espalhadas pela casa para pulseiras e espanta-espíritos.
E quando, para a semana, a casa mergulhar finalmente no silêncio, vai fazer barulho.

1 comentário:

homem sem blogue disse...

Inveja da boa. E adoro esses óculos (não me refiro aos de sol)

beijos e continuação de boas férias

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt