domingo, 9 de março de 2014

De pazes feitas com Haruki Murakami


Procurava este livro há muito tempo e acabei por descobri-lo ontem, sem estar à espera, na Bertrand do CCB.
E como acontece com todos os livros de que gosto muito, leio-o devagarinho, como quem demora a comer uma fatia de bolo de chocolate, só para prolongar o prazer. 
Leio uma página e paro logo em seguida. Para os menos atentos, pode parecer que me farto e que desisto. Mas ao contrário, não quero acabar nunca, e fantasio que estas páginas poderiam tornar-se infinitas e acompanhar-me durante muito tempo. Todo o que precisasse para assimilar, ao meu ritmo, cada ensinamento.
Em tempos fiz uma formação em literatura infantil, e uma das formadoras dizia que as crianças gostam que lhes leiam as mesmas histórias várias vezes, até desatarem todos os nós passíveis de serem desatados com cada uma delas. Nunca mais me esqueci disto, pelo sentido que me fez. E nunca mais li nenhum livro sem me lembrar de pensar que nó estaria ele a desatar. Ou que partes de mim estaria ele a trabalhar.
Sobre este, sei muito bem onde me leva. E também sei que nunca lhe ligaria nenhuma se não estivesse a ser lido neste exacto momento.

Um livro incontornável para quem corre 5km, uma maratona ou, simplesmente, para quem já percebeu que todos somos corredores de fundo na Vida, pelo menos.


2 comentários:

Paula disse...

Tão bom, apreciar e degustar um bom libro!
vidademulheraos40.blogspot.com.

Filipe Gil disse...

Um excelente livro que também fala de corrida.