sexta-feira, 26 de julho de 2013

Roma aos meus olhos

Deixamos Roma amanhã.
Andei mais em cinco dias que em dois anos e tenho as pernas e os pés em estado calamitoso, mas não há nada que ensombre uma alma cheia.
As expectativas sobre a cidade eram muitas: as descrições emocionadas da minha mãe {que começou a chorar quando entrou no Vaticano e só parou quando saiu}, o filme "La Dolce Vita" de Fellini, a Roma de Elisabeth Gilbert no livro "Comer, Orar e Amar", a Basílica de S. Pedro e a Capela Sistina dos meus livros de História.
Tenho agora o privilégio de levar comigo "a minha Roma", que se há coisa que tenho aprendido nos últimos tempos é que os mesmos lugares são diferentes para cada um, às vezes literalmente opostos, quase irreconhecíveis. Não adianta o que vos diga sobre esta cidade, que talvez nada tenha que ver com o que conhecem dela, ou com o que virão a conhecer.
A "minha Roma" é feita de cores ocres e de roupa garrida pendurada nos estendais. É feita de gente que fala alto pela rua, de mulheres que se sabem arranjar e que não têm medo de se mostrar apetecíveis, de cappuccinos e de cafés macchiato, de gnocchis que derretem na boca e de "crescione", uma massa caseira recheada de Nutella.
A "minha Roma" tem mais de 300 degraus subidos e suados até à cúpula da Basílica de S. Pedro {onde ia literalmente morrendo de calor e de esforço!}, tem horas de descanso no chão da Piazza Navona a ver quem passa, gelados nocturnos junto da Fontana di Trevi e lágrimas mesmo em frente à Pietá.
Tem a surpresa de ter conhecido pessoalmente uma leitora deste Dolce Far Niente que vive nesta cidade e que {para além de todas as dicas que valeram ouro e que agradeço para sempre}, me mostrou os melhores gelados do mundo {comi dois seguidos, a propósito!}.
A "minha Roma" tem passeios longos pela noite dentro e a certeza de estar no único sítio onde queria estar no mundo, e com a única pessoa com quem tudo isto faria sentido. Também tem um hotel em que nos entregaram a chave, o supermercado local onde fingi ser romana e o melhor spaghetti à la carbonara do meu mundo.
A "minha Roma" tem beijos longos e cumplicidades partilhadas, que tenho o privilégio de ter por companheiro um homem que não se inibe de mostrar emoção quando olha os frescos da Capela Sistina, quando avista o Coliseu ou quando mete o primeiro pé no Museu do Vaticano.
A "minha Roma" tem 30 graus à sombra, bicas milagrosas espalhadas pela cidade, antiquários de cortar a respiração e sapatos de homem e gravatas a perder de vista.
A "minha Roma" tem a frustração de ter "perdido" todas as fotos do Vaticano, do Fórum Romano e do Coliseu {restaram apenas as do Instagram}, e o aconchego de saber que o que é realmente importante ficou guardado no coração e inscrito na alma. 
A "minha Roma" vai comigo para sempre, impregnada no meu ADN das emoções, lugar onde ficam os balões de oxigénio da minha felicidade.
Ciao, Roma!











6 comentários:

elsa disse...

:)

Lili disse...


Sem comentários.
De cortar a respiração.
Tão.
Mas tão bom.

Ana Neto disse...

Lindo texto, fez-me ficar com saudades da minha Roma!...

E se gosta de ficar com a chave do seu hotel, se calhar ia gostar de experimentar fazer férias por troca de casa.

Foi o que eu fiz em Roma, e acho que tb me saí bem a me fazer passar por romana no supermercado... a senhora com que eu troquei deixou-me o cartão de cliente do supermercado da vizinhança e isso ajudou :D

Veja as trocas em www.intervac.com

Ana Queirooz disse...

Tenho a sorte de já ter estado em Roma, 5 vezes. A ultima em 2010 (que saudades). Por mim voltava todos os anos...
Adoro as cores, os cheiros (o cheiro a jasmim em Trastevere, faz parte das minhas memórias olfactivas), do bracejar tão típico dos italianos, das italianas (que se arranjam sem parecer arvores de natal ambulantes), dos italianos com a sua maneira única de andar e olhar, dos gelados, do sentar na esplanada e ver, olhar, sentir a cidade. Estou "proibida", pelo meu mais que tudo, de ir sozinha a Roma. Diz-me ele, vais e não voltas...lol

É a única cidade que me deixa com aquele sorriso tolo de felicidade!!!!

É a CIDADE, para mim...

tudo de bom

Ana

Avó de 3 disse...

É mesmo isso...as cidades, as pessoas, as vivências...têm para cada um de nós, o valor que deixam no nosso coração...

Votos de bom regresso!!!

Ana Fernandes disse...

tb eu acabo de matar um pouco das minhas saudades de Roma com os seus posts, é uma cidade realmente lindíssima, suspiro agora com saudades de estar ali junto à fontana de trevi só a olhar, se quiser pode espreitar mais de roma aqui: http://crateradalua.blogspot.pt/2012/08/ferias-roma-1-8-agosto-2012-foi-ao-ler.html
;)