terça-feira, 2 de julho de 2013

Nesta praia e nesta casa...

Todos os anos, em Julho, volto à mesma praia e ao mesmo restaurante, à mesma casa e às mesmas rotinas de férias. E não é verdade que nunca devemos voltar onde já fomos felizes, porque a cada ano que passa, neste mesmo sítio, amplio a felicidade de todos os verões que aqui já passei, porque há muitas maneiras de sermos felizes. Muitos matizes, muitas versões de um estado de graça que se perpetua no tempo.
Nesta praia e nesta casa já tive 16 anos de idade e já vivi os amores típicos da adolescência. Aqueles que um dia se vieram a concretizar, e outros que não passaram de fantasias platónicas que, com certeza, perderiam a graça se tivessem acontecido.
Nesta praia e nesta casa já passei muitas férias com os meus pais ainda juntos. Não sei se ainda felizes. E também passei muitos Julhos e Agostos com a minha amiga de infância {que vejo tão pouco, que a vida tem destas coisas!}, mas que sempre que aqui regresso, relembro as conversas de casa-de-banho, as trocas de confidências, os diários partilhados, tudo, tudo, tudo.
Nesta praia e nesta casa já fui casada com o pai dos meus filhos, já passei férias grávida pela primeira vez, e estive depois com os meus três filhos nos braços.
Nesta praia e nesta casa tomei a decisão de mudar de vida. E foi nesta praia e nesta casa que o disse em voz alta. Pela primeira vez.
A esta praia e a esta casa continuo a voltar todos os anos. Já com três filhos mais crescidos, e com uma vida nova que me faz acreditar que o Universo nos reserva muitas surpresas. E é por isso que lhes voltarei sempre; a esta praia e a esta casa. E que partilho convosco momentos aqui passados este Verão. Para mais tarde recordar...













MM






9 comentários:

Palmier Encoberto disse...

Meia-praia?

Dolce Far Niente disse...

Praia de Alvor! A minha praia de sempre! :)

Beijinhos grandes

Petra *** disse...

A minha praia há 26 anos. Não a troco por nenhuma outra!

Dolce Far Niente disse...

Tb não troco, Petra! Adoro!!

Beijinhos

Mafaldix disse...

Boas férias!! E que o bom tempo e este calor maravilhoso os aqueça os dias. Porque se há coisa que uma família precisa é de férias, de recarregar baterias!! Divirtam-se e sejam muito felizes! Nós iremos lá para meio do mês, se Deus quiser.. Bjs

Lili disse...

...
Oh Marta se soubesse como o que escreve me inspira...Leio-a amiúde.A sua "história" serve-me (tantas vezes) de alento. Nem imagina quanto.
Posso dizer-lhe que, quando me falta a convicção e esmoreço, leio e releio o(s) seu(s) recomeços. E acredito. Que sim. Que é possível.
Boas férias.Regressem retemperados. Encham malas de conchas e amor. Desse Amor(genuíno) que vos caracteriza.

Dolce Far Niente disse...

Lili, eu é que agradeço as maravilhosas palavras que me deixou aqui (uma verdadeira prenda de aniversário!!), que me emocionaram a mim e ao meu homem. Obrigada do coração.
Autoriza-me a transcrevê-las no blog? Se não quiser, não há qualquer problema :=).

Um grande beijinho e obrigada!

Lili disse...


:-) Claro que sim.Transcreva.Não sabia q fazia anos....considere o meu comentário uma prenda de coração com um laçarote enorme.

lucia disse...

A minha praia também!! O meu restaurante de praia de sempre também. A Restinga!! Daqui a uns dias aí estarei!