domingo, 7 de outubro de 2012

Dolce Far Niente

Estamos os dois para aqui, aboborados no sofá. Eu no blog, ele mergulhado num livro que não gosta, mas que teima em terminar.
Os miúdos estão no quarto entretidos a ver o mesmo filme pela milionésima vez. Não me preocupo porque os pedagogos dizem que faz parte do crescimento repetir histórias. Estão a curar, parece.
Tenho uma casa inteira para arrumar, roupas para mudar de armários, plantas para regar e pó para limpar, mas não me apetece.
A minha mãe entra casa adentro e vejo-lhe a desilusão estampada no rosto, porque nunca lhe passaria pela cabeça estar de perna esticada, quando há tanto por fazer. Espero que perceba que é por isso que tenho um blog chamado Dolce Far Niente e ela não.
E como estou para aqui a divagar, ainda me apetece dizer que somos mulheres tão diferentes. Tão deliciosamente diferentes. A minha mãe, o cúmulo da hiperactividade. Já eu, a lanzeira em pessoa.
Claro que também tenho frenezins de arrumação, daqueles que dão para deitar fora tudo o que acumulei numa vida inteira. E claro que não gosto de viver na desorganização doméstica, porque prezo muito o conforto da minha casa e da minha família.
Mas não padeço da escravidão do lar. Não sou daquelas mulheres que enquanto não têm a casa num brinco, não fazem outra coisa que não arrumar e limpar e aspirar e lavar.
Não sou assim, para mal dos pecados da minha mãe. Que me adora, eu sei, mas que não se importaria que eu fosse um nadinha diferente. Um nadinha mais parecida com ela.
Não levo a mal esse seu desejo latente. E também já não me preocupo em tentar cumpri-lo, porque esse esforço violentar-me-ia demasiado.
Sei que adora tudo o resto em mim e isso já é suficiente, porque tenho quase 40 anos e já ultrapassei a fase de querer agradar em tudo, mesmo quando fica a sobrar pouco de mim própria.
Posto isto, resta-me continuar aqui, de papo para o ar a adivinhar. Até me apetecer e o tempo que me apetecer.
E acho que a liberdade também é isto: esticar a perna e saber que ninguém tem nada a ver com isso.
 
MM

Sem comentários: