sábado, 28 de julho de 2012

Os Jogos Olímpicos na construção do Mundo

Ontem foi a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, e embora não seja dos espectadores mais fiéis a tudo o que se vai passando nas competições, sou uma fervorosa defensora dos valores que um evento desta natureza pode promover junto dos povos, e que vai muito para além da prática desportiva - a paz, a igualdade de oportunidades, a lealdade, a recompensa pelo esforço e pelo mérito, a entreajuda, a valorização de todas as Nações e de cada uma em simultâneo, a noção clara de que somos todos gente de carne e osso, independentemente da cor, da geografia em que vivemos, do género, e de tudo aquilo que tantas vezes nos separa. E que nos deve unir, afinal, porque os puzzles fazem-se de peças diferentes entre si, que encaixam na perfeição.
E se o Desporto tem o mérito de mobilizar o mundo para objectivos comuns, que seja também através dele que alguns destes valores passem ao mundo.
E que o espírito destas duas semanas de Jogos possa, pelo menos, deixar pequeninas sementes de tolerância entre as pessoas.
Porque é num mundo desses que quero que os meus filhos cresçam e se façam Gente.

{imagem daqui}

MM

2 comentários:

Maria do Mundo disse...

Subscrevo!

Teresa disse...

A Abertura dos jogos foiu Espetacular!!!!