terça-feira, 12 de julho de 2011

Devo Estar a Fazer Alguma Coisa Bem

Por mais férias que possa ter noutro lado (e por mais paradisíacas!), só existe um lugar no mundo que considero, de facto, o meu "poiso" de férias: o Alvor. Assumo que pode ser ridículo, porque há milhares de outros sítios (mesmo no Algarve), provavelmente melhores que o Alvor, mas sou uma mulher Caranguejo de ascentente Caranguejo, e isso implica esta ligação forte às memórias de infância.
Quando era pequena, passava aqui os 3 meses de férias com os meus avós paternos. Esta terra lembra-me os cheiros dos cozinhados alentejanos da minha avó Auzenda e as idas à praia da Torralta com o meu avô Garcia. Traz-me as lembranças dos mimos que recebia dos dois e que, para sempre, ficaram gravados na minha memória e na minha vida...isto porque acredito piamente que as muito boas e as muito más recordações da primeira infância, colam-se-nos à pele e à vida, e constroem grande parte do que somos.
Depois desses anos doces passados no Alvor, já vivi aqui outros mais amargos. Mas talvez seja porque a idade era diferente (não sei),estes últimos não me marcaram para a eternidade, nem conseguiram apagar o que de muito bom ficou guardado (agora percebo), para sempre.
Isto recorda-me que, neste exacto momento, construo a infância dos meus 3 filhos, contribuindo para as recordações das férias dos seus primeiros anos. Parece uma enorme responsabilidade e traz algum medo de falhar, mas percebo que por mais que me esforce e por mais que acerte ou que falhe, para cada um deles, as lembranças serão diferentes, porque cada um deles é absolutamente singular na forma de ver o mundo.
Dormem, agora.
Hoje, enquanto eu tomava banho, preparavam-me a surpresa de arrumar a casa e ensaiavam uma música para quando eu aparecesse na sala...devo estar a fazer alguma coisa bem...

Bjos,

MM