domingo, 17 de julho de 2011

A Beleza mora na nossa Cabeça

É durante o período de férias e de praia, que olho realmente para o meu corpo...com olhos de ver, quero dizer. Normalmente, assumo que gosto do que vejo. Orgulho-me de já ter passado por 3 gravidezes (uma delas em repouso absoluto), e de nunca ter ficado com grandes mazelas. Não ficaram estrias, nem celulite, nem barrigas descaídas, apenas a recordação de três fases da vida muito bem passadas.
É verdade que pratiquei desporto desde os 6 anos até aos 20 e poucos,e que a prática desportiva intensa nesses anos, me tem ajudado a manter a forma de maneira natural e sem ansiedades desnecessárias.
Embora não seja de cometer exageros gastronómicos no dia-a-dia, quem me conhece sabe que não me privo de uma boa refeição e de uma boa sobremesa, porque confio na capacidade de recuperar, com facilidade e sem angústia.

Pois, tudo parece ter mudado.
A aproximar-me dos 40, o corpo já não reage da mesma forma...não reage mesmo! Olho-me ao espelho, de bikini, e não me revejo. A minha barriga (que antes nem se dava por ela!), já aparece proeminente e orgulhosa. Os meus braços (antes tonificados das muitas horas diárias de Ginástica Rítmica), já amoleceram um pouco e não gostam de dizer adeus (já só acenam, ao estilo Família Real), e as fotografias de rosto já só são favorecedoras se tiradas de determinado ângulo, aquele que não deixa antever o papo do queixo.
Enfim, talvez esteja na hora de assumir, com humildade, que há hábitos que tenho que mudar:  Não posso mais comer os gelados e as bolas de berlim que me apetecem, nem as pizzas e as lasagnas que me aparecem. Acabou-se a sobranceria de dizer que posso comer tudo o que me apetece, porque deixou de ser verdade, ponto final.
Curiosamente, este novo ciclo não me assusta. Orgulho-me das marcas da vida e sinto como um desafio, este esforço em manter-me bem, com a idade que tenho. Quero distância das tentativas (sempre) frustradas de voltar aos 20 anos, e apesar dos papos, da barriga e dos "braços que já só acenam", sinto-me mais bonita agora, que há 10 anos atrás.
É que a beleza mora na nossa cabeça...

MM  
PS: Embora a beleza more na nossa cabeça, alerto para o facto de que a foto está distorcida!